VIDA URBANA
Racionamento de água em nove municípios do Cariri é alterado
Açude Cordeiro está com 0,6% da capacidade e vai ficar abastecendo apenas a cidade do Congo. Demais localidades que ele atendia vão ser abastecidas por adutora.
Publicado em 21/11/2015 às 17:16
Após aumentar os dias de racionamento em Campina Grande, que agora só tem água nas torneiras apenas quatro dias por semana, a gerência regional da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) decidiu também fazer adequações no abastecimento de nove cidades e um distrito do Cariri paraibano. Essas cidades recebiam água do Açude Cordeiro, localizado no município do Congo, que atualmente está com apenas 0,6% da sua capacidade.
Devido ao baixo nível do reservatório, a partir de agora o manancial vai abastecer somente a cidade do Congo. As demais localidades serão atendidas por uma adutora que trará água do Açude de Sumé, que ainda conta com 10% da sua capacidade. Antes, as cidades e um distrito obedeciam a um calendário semelhante ao estabelecido em Campina Grande, interrompendo o fornecimento de água às 6h do sábado e restabelecendo às 6h da segunda-feira.
Pelo novo esquema de racionamento, Monteiro, Ouro Velho e Prata serão abastecidas entre 6h das terças-feiras e 6h dos sábados. Em Gurjão, Livramento, Parari, São José dos Cordeiros, Serra Branca e o distrito de Santa Luzia do Cariri, o abastecimento será das 6h dos sábados até as 6h das terças-feiras. A cidade de Sumé terá seu abastecimento das 6h das segundas-feiras às 6h dos sábados.
Segundo a gerência regional da Cagepa, antes conseguia retirar até 110 m/s do reservatório, mas, com a diminuição do volume, ficou difícil manter o abastecimento em todas as cidades. Ainda segundo o órgão, não há nenhuma previsão de mudança ou alteração para os próximos dias no cronograma de racionamento das 19 cidades abastecidas pelo açude de Boqueirão. Saída para o racionamento tem sido ampliar o armazenamento de água em caixas e baldes.
Comentários