MERCADO EM MOVIMENTO
Vivo Cultura reúne museus em projeto inédito para educação e diversidade
Iniciativa contempla curso on line gratuito em parceria com principais museus do país.
Publicado em 18/07/2021 às 10:12 | Atualizado em 30/08/2021 às 17:31
Referência no apoio à cultura, a plataforma cultural da Vivo lança neste mês de julho o Vivo na Arte.
A iniciativa promove, por meio de aulas online e gratuitas, o acesso ao conhecimento histórico e ao acervo de importantes museus brasileiros, sob a lente da diversidade.
São parceiros neste conteúdo a Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), Instituto Inhotim, Museu Oscar Niemeyer e Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) – equipamentos culturais apoiados pela marca.
As aulas são ministradas pelo corpo técnico de cada museu, com curadoria da mestra e doutora em educação, Mirtes Marins.
As inscrições podem ser feitas no perfil @vivo.cultura no Instagram.
“Como marca que acredita no poder da arte e da tecnologia, queremos fomentar digitalmente o conhecimento até então restrito ao ambiente dos próprios museus e acessível apenas a quem os visita fisicamente”, revela a diretora de Marca e Comunicação da Vivo, Marina Daineze.
Para a executiva, o desenvolvimento desse tipo de conteúdo em plataforma educativa online também é um modo de alcançar novos públicos, distantes no aspecto geográfico ou social.
“Buscamos digitalizar para aproximar um número cada vez maior de pessoas com a arte, levando a elas experiências construtivas e de qualidade, onde quer que estejam”.
Conteúdo em plataforma online
Desenvolvido em plataforma online exclusiva, o conteúdo do “Vivo na Arte” é composto por sete módulos, sendo um para cada museu.
Na primeira parte de cada módulo, o aluno irá conhecer os aspectos históricos, arquitetônicos e institucionais; na segunda parte, terá informações sobre o acervo, com a análise de parte importante das obras.
O curso também prepara o aluno para uma visita presencial mais aprofundada.
Ao término de cada módulo, o aluno poderá emitir um certificado chancelado por cada uma das instituições participantes.
No primeiro módulo, disponível a partir do dia 12 de julho, o conteúdo será sobre a Pinacoteca de São Paulo, com a participação do diretor de relações institucionais Paulo Vicelli e da pesquisadora e curadora Valéria Piccoli.
Apoio à cultura
Em 2021, a Vivo completa 17 anos de incentivo permanente à cultura, por meio do Teatro Vivo e de iniciativas com o Teatro Vivo em Casa, que promove espetáculos on line, além do apoio às artes plásticas com o patrocínio a museus.
Neste ano, a Vivo consolidou o incentivo a importantes equipamentos culturais brasileiros.
Além de renovar o patrocínio com o MASP, MAM-SP e Inhotim e Palácio das Artes, em MG Minas Gerais, a empresa ampliou o patrocínio para quatro outros importantes espaços, o Museu da Imagem e do Som e a Pinacoteca de São Paulo, o MAM do Rio de Janeiro e o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, parceiros na iniciativa.
Além do Vivo na Arte, há também novidades transmitidas pela plataforma Vivo Cultura no segmento das artes plásticas, como a 2ª temporada de “Nos caminhos da Arte”, série de conteúdos audiovisuais ministrados por especialistas que apresentam e propõem a reflexão sobre as obras de grandes artistas, nacionais e internacionais; e a Galeria virtual de “Novos Talentos Negros nas Artes Plásticas”, que promove a divulgação das obras e o reconhecimento desses artistas, com conteúdo veiculado em parceria com o portal Terra.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir de 1º de julho, via plataforma @vivo.cultura no Instagram (link disponível na Bio do perfil)
Comentários