VIDA URBANA
Ministério da Saúde suspende recursos de 15 municípios da PB
Municípios vão deixar de receber verbas para unidades do Programa de Saúde da Família, por problemas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
Publicado em 28/05/2011 às 14:23
João Paulo Medeiros
Do Jornal da Paraíba
Uma portaria publicada na edição de sexta-feira (27) do Diário Oficial da União determinou a suspensão do repasse de recursos para unidades do PSF de 15 municípios da Paraíba, por conta de irregularidades junto ao Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). Foram bloqueados os incentivos financeiros das cidades de Alagoa Grande, Bernadino Batista, Boa Ventura, Brejo dos Santos, Campina Grande, Conceição, Cuité, Logradouro, Picuí, Pilar, Santa Terezinha, São João do Rio do Peixe, Solânea, Sousa e Triunfo.
Os prejuízos, considerando que cada uma das equipes recebe R$ 6,4 mil por mês, chega a R$ 81 mil mensais. O problema, conforme o Ministério da Saúde, seria a constatação de duplicidade de profissionais que trabalhariam nas equipes.
Em Campina Grande duas equipes de Saúde da Família aparecem com problemas na Portaria n° 1.206, publicada ontem. No entanto, de acordo com a Secretaria de Saúde, uma delas, a que funciona no bairro do Jardim Continental, teria tido os recursos bloqueados desde o mês de abril.
A outra unidade, que fica na Vila Cabral de Santa Terezinha, teria entrado na lista por conta de um de seus profissionais.
Comentários