Restando pouco tempo para o primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, no próximo domingo, 13 de novembro, os candidatos já estão na reta final de preparação para o exame, e controlar a ansiedade e acreditar que tudo vai sair como planejado no dia da prova é uma missão.
Nesse curto período que antecede a prova, os candidatos buscam recorrer a métodos que ajudem no controle emocional e na fixação de conteúdo até a data da prova. Um dos métodos que os candidatos mais utilizam é o de consumir podcasts relacionados a determinados assuntos que podem ser cobrados na prova.
Os podcasts são conteúdos em áudio, disponibilizados em uma plataforma de arquivo ou streaming, que podem ser consumidos por livre demanda, e sua popularização se deu devido à facilidade ao conteúdo, pela abordagem diversificada de temas e pela livre disponibilidade de horário ou plataforma. E nesse meio também são abordadas temáticas voltadas para o Enem.
A professora de língua portuguesa Katilini Oliveira argumenta que os podcasts são ferramentas úteis na função pedagógica de estudo para o Enem e que os candidatos devem consumir os podcasts específicos sobre determinado tema para que não haja desvio de foco no objetivo da aprendizagem.
“No caso do podcast para preparação para o Enem, é importante que seja algo muito focado, sobretudo naquilo em que os estudantes tenham mais dúvidas. Por exemplo, os podcasts em que se fala sobre a estrutura da redação, as competências da redação do Enem, são podcasts importantes para que o candidato relembre o passo-a-passo dessas competências exigidas na prova de redação. Mas não somente podcasts de redação, mas também podcasts relativos a outras áreas do conhecimento. Por exemplo, essa semana é importante se voltar para as provas domingo, no caso, além da redação, a prova de linguagens e códigos e a prova de ciências humanas. E como se trata de uma ferramenta de que boa parte das pessoas gostam e uma boa parte utiliza a seu favor para estudo e para informação, é importante você selecionar, sobretudo, aqueles objetos de conhecimento de que você tem dúvida para prova”, explica a professora.
Ouvir podcasts só por ouvir não pode ser um método de aprendizagem aplicado pelos candidatos, mas o conteúdo repassado nos podcasts devem ser absorvidos de forma coerente e que busquem sanar as dúvidas pontuais que o candidato tenha. A professora Katilini explica que não há mais tempo para o candidato aprender conteúdos novos, mas ainda há tempo para reforçar áreas do conhecimento as quais ainda não geraram segurança e domínio suficiente.
“Nesta semana que precede o Enem, o foco, realmente, é desacelerar, encontrar formas mais lúdicas de se fazer uma revisão, sobretudo dos assuntos acerca dos quais o candidato tenha mais dificuldade ou esteja mais inseguro. Então os podcasts, juntamente com o fazer questões de uma maneira mais convencional, são formas bem bacanas para que, nessa semana, se alterne uma maneira convencional de se estudar, porque, agora, os podcasts também têm que ser curtos, nada que tenha um conteúdo gigante, isso porque não vai ser possível aprofundar muita coisa durante essa semana, mas captar aquilo que, de fato, é mais importante, frisando, sobretudo, no que se têm dificuldade, do tipo de abordagens que o candidato precisa se voltar”, explicou a professora.
Não há uma fórmula mágica ou um método específico de alto rendimento/aproveitamento para absorver determinado conteúdo, pois os candidatos têm variadas formas de aprender e absorver os conteúdos. Dessa forma, cada candidato aprende de uma forma diferente, e com os podcasts, aproveitá-los de uma maneira assertiva é um passo para fazer da ferramenta uma aliada no processo de fixação de um determinado assunto.
“Cada indivíduo tem uma forma muito peculiar de aprender. Os podcasts, por exemplo, irão trabalhar, sobretudo, a questão do áudio. Não existe uma fórmula ou um método específico de melhor aproveitamento, mas, muitas vezes, colocar o fone no ouvido e ficar absorvendo mais o áudio é mais interessante nessa reta final, porque não se trata de um conteúdo novo, mas de um conteúdo já existente, de um objeto do conhecimento em que o candidato tenha mais dificuldade, e o candidato ouvindo repetidas vezes, com certeza, isso fica. Mas é importante selecionar os objetos de conhecimento em que se tem mais dificuldade”, orienta a professora.
A Rede Paraíba também disponibiliza a plataforma do Lá Vem o Enem para produzir conteúdos de podcasts, disponibilizados no site da rádio CBN João Pessoa e no perfil do Lá Vem o Enem nas plataformas Spotify e Deezer. Nos podcasts, a jornalista Ana Beatriz Rocha recebe professores e especialistas para preparar os estudantes para a maratona de provas do Enem.