De acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa, é considerada idosa a pessoa que tem 60 anos ou mais. Na Paraíba, são 536 mil habitantes nessa faixa etária. Entre 2012 e 2021, a população da Paraíba , de 60 anos ou mais, passou de 11,7% para 13,5%. O tema faz parte da nova série do JPB1, Envelhecer, conduzida pela jornalista Maria Antônia Demasi.
De acordo com o IBGE, a expectativa de vida no Brasil subiu para 76,8 anos em 2020. Com esse aumento, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas acima dos 60 nos locais de trabalho, nos espaços de lazer, vivendo a vida naturalmente.
Mas nem todos têm a mesma opinião sobre estar envelhecendo. Para dona Eliane, de 76 anos, são muitas marcas relacionadas ao passado, à família e às preocupações do passar do tempo.
“Eu não me importo. Eu sou resignada. Mas eu acho que a pessoa não era pra ficar acabada, era para chegar na velhice do mesmo jeito que era 20 anos. Eu queria que fosse assim. Meu maior desgosto é que a gente fica toda acabada. Eu não queria que a vida fosse assim", desabafa Eliane.
Já o funcionário público Sebastião Sobrinho, de 67 anos, abraça a palavra "ancião" com orgulho. “É uma palavra mais forte, com mais experiência”, afirma. No entanto, ele ainda não é um ancião. É que existe uma diferença nos termos usados.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem quatro estágios do envelhecimento: meia idade (45 - 59), idoso (a) (60 - 74), ancião (75 - 90) e velhice extrema (+ 90).
A psicóloga Ruth Lopes acredita que a palavra "velho" não tem uma conotação descartável. “Velho é no sentido de alguém que assume que tem amis de 60 anos [...] É alguém que está em uma etapa da vida que continua se repensando e se revendo”, explica.
Ver e rever o sentido das palavras. Esse é o trabalho professora da UFPB, Eliana Svael. Ela afirma que é preciso reconstruir um significado para a palavra, cada um ressignificando de uma forma positiva. "Precisa cada um, individualmente, aceitar a palavra. Se para mim ser velho é ser uma pessoa experiente [...] a partir do momento que eu aceitei essa palavra, coletivamente, ela também vai repercutir