VIDA URBANA
Campanha de vacinação contra gripe vai começar dia 4 de maio
Cada dosagem da vacina é trivalente, capaz de prevenir três tipos de vírus da gripe; veja qual público-alvo pode receber a vacina.
Publicado em 25/04/2015 às 6:00 | Atualizado em 14/02/2024 às 12:31
Mais de 939 mil doses de vacina contra a gripe devem ser aplicadas em toda Paraíba a partir do próximo dia 4 de maio, quando será iniciada a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que seguirá até o dia 22 do mesmo mês. Essa é a meta de imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Até a próxima segunda-feira, 23% das doses estarão nas gerências de saúde para iniciar a imunização da população. O dia 'D' da campanha será realizado no município de Brejo do Cruz, no Sertão, dia 9 de maio.
Cada dosagem da vacina é trivalente, capaz de prevenir três tipos de vírus da gripe, sendo contra o H1N1 (gripe aviária/suína), H2N3, que é um subtipo da Influenza A, que atinge principalmente crianças até 2 anos e idosos e H3N2 (gripe comum).
De acordo com a SES, o público-alvo da campanha são crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes em qualquer período da gravidez, puérperas (mães até 45 dias após o parto), idosos a partir dos 60 anos, trabalhadores da saúde, populações indígena e privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias.
O enfermeiro Edson Lira, do setor de Imunização da SES, informou que o Estado já recebeu 23% da meta de imunização na Paraíba, que é de 939.009 doses. Desse quantitativo, 13% já foram enviados às gerências de saúde. “Hoje (ontem) recebemos mais 10% das doses, que também seguirão para os municípios, somando 23% do total da meta, o necessário para iniciar a campanha. A medida em que formos recebendo o quantitativo iremos abastecendo o Estado”, explicou.
Sobre os postos de vacinação na Paraíba, Edson Lira disse que serão realizados em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), ficando a critério de cada município definir se terão postos volantes. “Basta levar o cartão de vacinação para ter acesso à imunização. A melhor prevenção ainda é a vacinação, que acontece anualmente e evitar aglomerados e contato com pessoas que apresentem os sintomas. No entanto, por ser transmitida de pessoa para pessoa, por meio das vias respiratórias, ao falar, tossir, espirrar ou até mesmo pelas mãos, é importante lavar sempre as mãos, proteger boca e nariz ao tossir e falar com outra pessoa, mantendo uma distância de pelo menos um metro”, frisou.
Em João Pessoa, todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) estarão habilitados para receber a população e aplicar a dose da vacina tríplice viral nos bairros.
Comentários