COTIDIANO
Negros morrem mais na Paraíba, segundo Mapa da Violência
1.329 negros foram assassinados em 2010 contra 49 brancos.
Publicado em 15/12/2011 às 8:00
O número de vítimas negras de homicídio, na Paraíba, chega a ser mais de 25 vezes maior do que as vítimas brancas, conforme mostra o Mapa da Violência. Para se ter uma ideia, 1.329 negros foram assassinados em 2010 contra 49 brancos. Segundo o estudo, essa escala tende ainda a crescer nos próximos anos, visto que há quedas progressivas de mortes de brancos e, em contrapartida, aumentos gritantes nos homicídios de negros.
Para a coordenadora da Organização de Mulheres Negras na Paraíba (Bamidelê), Terlúcia Silva, o que acontece na Paraíba não é um fenômeno isolado e se deve ao preconceito institucionalizado na sociedade.
“Por conta do racismo, a população negra não consegue ter os mesmos direitos que os demais e tem assim também os piores indicadores sociais”, comentou.
Conforme Terlúcia, nas comunidades a maioria dos moradores é composta de negros. “E o que é oferecido nesse lugares? Muitos acabam ingressando no tráfico porque não têm outra escolha.
Como consequência, o mercado de trabalho não absorve essas pessoas”, disse a militante, enfatizando que faltam políticas públicas para enfrentar essa desigualdade, o que contribui para as mortes violentas.
Comentários