VIDA URBANA
Varize não é só problema estético
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), 38% da população brasileira sofre com esse mal, mais frequente entre as mulheres.
Publicado em 21/10/2012 às 8:00
Elas incomodam e chegam a causar vergonha. Para uns, é classificada como problema estético; para outros, um sério problema de saúde. A verdade é que as varizes sempre são motivo de preocupação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), 38% da população brasileira sofre com esse mal, mais frequente entre as mulheres.
As varizes são consideradas uma das doenças mais antigas relatadas pela população mundial. São veias dilatadas decorrentes da disfunção das válvulas das veias, que resultam no represamento do sangue do corpo. Conforme o cirurgião geral e vascular Frankly Andrade, as varizes são dilatações ou alargamentos das veias de quaisquer localizações. “Ocorrem em diversos lugares, no entanto, geram mais comentários as que se localizam nos membros inferiores, coxas, pernas e pés”, afirmou.
As queixas mais frequentes de quem tem varizes são dores do tipo 'queimação' ou cansaço e sensação de peso nas pernas.
Sintomas que fizeram a comerciária Raquel Vital se afastar temporariamente do trabalho. As varizes, segundo ela, começaram a aparecer quando ela tinha 18 anos. Não demorou para as pernas da jovem se tornarem 'pesadas' e doloridas. “Sofri muito por conta das varizes. É algo que parece simples, estético, mas na verdade pode atrapalhar sua vida. No meu caso, tive de me afastar do trabalho para fazer o tratamento”, declarou.
O fator hereditário é determinante para o aparecimento de varizes. Foi o que aconteceu com a fiscal de obras Joseane Vitorino. “Notei que as varizes começaram a surgir quando eu tinha apenas 11 anos e foi se intensificando ao longo dos anos”, contou. Quando engravidou, ficou ainda mais temerosa, mas teve sorte: as varizes não aumentaram. Os cuidados nessa fase não foram poucos. “Procurava não usar salto alto e não passar muito tempo em pé ou sentada”, afirmou.
O cansaço e a sensação de peso nas pernas fizeram com que Joseane procurasse o médico. “O incômodo é maior no período pré-menstrual”, declarou. Depois de passar por três especialistas, se convenceu que a melhor saída é fazer a cirurgia. Muita gente acha que não, mas as varizes também acometem os homens.
Todavia, eles demoram mais a identificar o problema e a buscar tratamento. Essa demora ou 'acomodação' pode implicar em complicações futuras.
Comentários