VIDA URBANA
Rede de esgoto de João Pessoa acumula nove toneladas de lixo por mês
Segundo Cagepa, material acumulado é proveniente da falta de educação e informação da população.
Publicado em 16/03/2016 às 17:34
Cerca de 9 toneladas de lixo são recolhidas por mês da rede de esgoto da Grande João Pessoa, de acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Segundo o órgão, entulho de material de construção, pneus, colchões, sacolas, garrafas plásticas e até aparelhos eletrônicos costuma ser encontrado na tubulação.
Na maior estação da cidade, localizada na Avenida Maria Rosa, em Manaíra, são acumulados 70 kg de lixo todos os dias. "Lá a limpeza tem que ser diária", afirmou o engenheiro Ricardo César, subgerente de Manutenção de Esgotos da Cagepa. Segundo ele, muitas vezes o lixo é entulhado pela população após as tampas dos postos de visitas (os bueiros) serem furtadas.
De acordo com a Cagepa, comunidades como Alto do Céu, Timbó e Bairro São José, além de alguns pontos nos bairros de Manaíra e Tambaú, são as que apresentam maior ocorrência de lixo na rede de esgoto.
Além de objetos, o despejo de gordura e óleo de cozinha nas pias de residências também provoca entupimentos. "Aquele resto de óleo das frituras jogado na pia das casas que não possuem caixa de gordura vai impregnando as paredes dos canos e formando uma crosta de gordura que, juntando-se a outros detritos, obstrui a rede", explicou Ricardo César. "No fim das contas, é só uma questão de educação. Porque a conduta errada de uma pessoa acaba prejudicando dezenas de famílias. É quase um ato de vandalismo mesmo", declarou.
Comentários