icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Paraíba tem queda de 40 mil jovens eleitores

Paraíba está entre os cinco estados do Brasil que apresentou queda no eleitorado, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Publicado em 30/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 04/03/2024 às 16:06

A Paraíba terá 30 mil eleitores a menos em relação ao último pleito, em 2012. O Estado está entre os cinco do país que apresentaram queda no eleitorado, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A redução é ainda mais sensível entre os jovens de 16 e 17 anos, que não estão obrigados a votar. Em 2012, eles somavam 95.973 eleitores. Este ano, 55.113 jovens nesta faixa etária compõem o eleitorado paraibano, uma redução de 42,57%. Para a secretária de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Patrícia Lemos, o afastamento desses jovens está associado ao recadastramento biométrico, que já atingiu cerca de 33% do eleitorado do Estado.

“Infelizmente o brasileiro deixa tudo para a última hora. Com os jovens não é diferente. As filas que se formaram nos últimos dias afastaram esse eleitor, que não estava obrigado a votar”, analisou Patrícia Lemos. Na eleição de 2010, comparada a 2008, e na de 2012 em relação a 2010, a Justiça Eleitoral também registrou queda no eleitorado de 16 e 17 anos, cerca de 20 mil eleitores por pleito. Este ano, a redução em relação à eleição anterior é de 40.860 jovens, o dobro da média dos últimos anos.

A secretária de Tecnologia da Informação do TRE lembra que entre os 19 municípios que participaram do recadastramento biométrico, estão Campina Grande e João Pessoa, que somam quase 30% do eleitorado paraibano. Com isso, a biometria também responde pela queda de 2.865.819 para 2.835.882 no eleitorado da Paraíba.

QUEDA NO PAÍS

O número de eleitores jovens com voto facultativo caiu em todo o país. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, relacionou a queda fato de o fechamento total do cadastro deste ano considerar a data da eleição.

Ou seja, em anos anteriores, o cadastro era fechado no dia 30 de junho e não considerava aqueles eleitores que completariam 18 anos até a data da eleição. Neste ano, um novo software permitiu a contagem incluindo o dia da eleição. Portanto, aquele eleitor que vai fazer 18 anos nesse meio tempo até o dia da eleição já não está contabilizado nesse dado estatístico de 16 e 17 anos.

CIENTISTA AVALIA DESINTERESSE POLÍTICO

Para o cientista político Gilbergs Santos, os números também mostram que há um faixa considerável de jovens que não está interessada em votar, embora essa decisão não represente falta de interesse na política. “Há um desinteresse desse jovem pelo processo eleitoral muito em razão da corrupção e de tudo que se assiste nesse processo. Este ano, especialmente, as articulações foram muito violentas, pesadas. Os partido se lançaram no mercado de forma muito avassaladora. Quem era aliado se tornou adversário e isso pode ter afastado o jovem do processo eleitoral”, disse o analista, que é professor do Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba.

Gilbergs, entretanto, ressalta que a falta de interesse pelo voto não significa falta de interesse na política. “Pelo contrário, as manifestações demonstram que há, sim, interesse em participar politicamente. Não tirar o título de eleitor demonstra um desencanto com a eleição. Percebe-se claramente que ir para a rua se manifestar atende mais aos receios do jovem do que eleger uma pessoa que não está correspondendo ao seu interesse. No menu da política paraibana tem opções pouco interessantes”, disse o especialista.

NACIONAL

Em todo o país, 142.822.046 eleitores brasileiros estão aptos a votar nas eleições do próximo dia 5 de outubro. O número representa um aumento de 5,17% em relação às eleições gerais de 2010, quando havia 135.804.433 eleitores registrados na Justiça Eleitoral. O TSE também divulgou dados de biometria para estas eleições. Ao todo, 21.677.955 eleitores brasileiros serão identificados pela impressão digital na hora de votar. O número representa 15,18% do eleitorado geral.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp