icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Faixa exclusiva de ônibus será ampliada a partir de hoje em João Pessoa

A expectativa é que haja uma redução no tempo de viagem dos ônibus nos trechos onde as faixas serão implantadas. Medidas atingem 270 mil passageiros.

Publicado em 01/12/2014 às 9:58

Os trechos de faixas exclusivas para circulação de ônibus de João Pessoa será ampliado a partir de hoje (1). Com a ampliação, o trecho que atualmente é de 2,5 km passa a ser de mais de 7 km. A nova faixa começa no cruzamento das Avenidas Epitácio Pessoa com Amazonas e se junta com trecho já existente no anel interno do Parque Sólon de Lucena. Essa ampliação é parte da preparação para implantação do Bus Rápida Transit (BRT). As informações são da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

O critério para a definição do trecho escolhido foi o número de linhas que circulam no corredor e a existência de vias paralelas por onde veículos particulares podem circular de maneira alternativa à Epitácio Pessoa. Com a faixa exclusiva, a intenção da Semob é que haja uma distribuição mais justa das vias da cidade, priorizando o transporte coletivo, que em média, é responsável por aproximadamente 70% dos deslocamentos da população.

Atualmente, existe faixa exclusiva a partir do anel interno da Lagoa, Viaduto Miguel Couto, Avenida Cardoso Vieira, Avenida Candido Pessoa e Avenida Sanhauá até o Terminal de Integração do Varadouro. Após o terminal, a faixa prossegue pela Rua Padre Azevedo, Rua Padre Meira até o cruzamento da Avenida General Osório com Rua Guedes Pereira. Com a ampliação, esses trechos serão interligados a Epitácio Pessoa até o cruzamento com a Avenida Amazonas, incluindo as Avenidas Getúlio Vargas, Almirante Barroso e Maximiano Figueiredo.

Nas novas faixas, além dos ônibus, apenas as bicicletas poderão circular na faixa. Os veículos particulares só poderão utilizar as faixas exclusivas para entrar/sair de estacionamentos ou 50 metros antes quando for entrar à direita em alguma rua transversal.

Os veículos de saúde, de emergência, viaturas policiais e de fiscalização, inclusive da Semob, poderão circular pela faixa exclusiva se estiverem em serviços de urgência com sinalização sonora e de luz acionadas.

A expectativa da Semob é que haja uma redução no tempo de viagem dos ônibus nos trechos onde as faixas serão implantadas. As medidas devem ter reflexos na vida cerca de 270 mil passageiros que circulam diariamente nos ônibus da cidade.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp