ESPORTES
Galo tem vantagem sobre Santa
Treze e Santa Cruz-PE se enfrentam nas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro da Série D, briga direta pela vaga na Série C de 2012.
Publicado em 04/10/2011 às 6:30
As equipes de Treze e Santa Cruz-PE vão se enfrentar nas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro da Série D, na briga direta pela vaga na Série C de 2012. Como os quatro semifinalistas da competição nacional garantem o acesso, a partida já vem sendo encarada como uma espécie de “final antecipada”. O embate em dois jogos promete mobilizar as duas torcidas, mas, se depender apenas do retrospecto, o Treze leva vantagem em cima dos rivais pernambucanos.
Em toda a história, Treze e Santa Cruz já se enfrentaram em dois mata-matas válidos por competições nacionais, e em ambos o classificado foi o alvinegro de Campina Grande. E o detalhe: nas duas oportunidades a partida decisiva foi no Estádio do Arruda, em Recife.
A primeira vez que isto aconteceu foi em 1989, em jogo válido pela Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol. Na primeira partida, em Campina Grande, empate em 0 a 0. Já em Recife, empate em 2 a 2. O Treze se classificou por causa dos gols marcados como visitante.
Dez anos depois, em 1999, os dois clubes se enfrentaram pela primeira fase da Copa do Brasil. Num confronto inusitado, os visitantes venceram nas duas oportunidades. No primeiro jogo, Santa Cruz 3 a 2 em cima do Treze em pleno Estádio Amigão. Mas na partida de volta, Treze 4 a 2 no Santa em pleno Arrudão. No placar acumulado, 6 a 5 para os paraibanos.
Um outro confronto polêmico entre os dois clubes aconteceu em 2009, em dois amistosos. Na primeira partida, empate em 2 a 2. Na segunda, o Treze vencia por 4 a 3 quando se envolveu numa confusão em campo, com jogadores expulsos e pênalti marcada em favor do time pernambucano. Os trezeanos em protesto abandonaram o campo aos 30 minutos do segundo tempo e depois o clube acabou multado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Agora em 2011, o confronto é entre dois campeões estaduais. O Santa Cruz venceu em Pernambuco, quebrando com a sequência de cinco títulos seguidos do rival Sport, e na Paraíba o Treze se sagrou bicampeão, após vencer no campo e depois também de uma longa batalha judicial contra o Botafogo-PB, que o acusava de “cai-cai” na partida semifinal da competição e tentava reverter o resultado final do jogo. (Do Globoesporte.com/pb)
Comentários