VIDA URBANA
Governo discorda de pesquisa
Governo do Estado reconhece que os dados referentes à capital estão corretos. No entanto, considera a metodologia do estudo frágil.
Publicado em 02/04/2013 às 6:00
O Governo do Estado, através da Secretaria de Comunicação Institucional, contestou em nota a reportagem publicada no JORNAL DA PARAÍBA no último dia 28, com o título "JP entre as mais violentas", sobre pesquisa divulgada pela Organização Não Governamental (ONG) mexicana “Seguridad, Justicia y Paz”, que classificava a cidade de João Pessoa como a 10ª mais violenta do mundo.
Conforme a nota, a Secretaria reconhece que os dados referentes à capital estão corretos. No entanto, considera a metodologia do estudo frágil, alegando que “para comparar os municípios, a pesquisa leva em conta apenas a taxa de homicídios por 100 mil habitantes, e não se o número representa um aumento ou queda em relação aos anos anteriores”.
A Secretaria contesta ainda a quantidade de municípios e capitais brasileiros elencados na pesquisa e discorda que o estudo tenha abrangência mundial, “pois só conseguiu dados de 50 municípios do mundo inteiro, em apenas 12 países dos 193 do mundo. E, dentre estas 50 cidades, apenas três não são da América Latina, pois a África do Sul foi o único observado fora desse continente”, diz a nota.
Comentários