icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

JP celebra 41 anos e lança acervo digital

Na comemoração dos seu 41 anos, o JORNAL DA PARAÍBA presenteia seus leitores com acervo digital, disponível a partir desta quarta-feira (5).

Publicado em 05/09/2012 às 6:00


Fala-se muito por aí que a vida começa aos 40. Verdade ou não, completando 41 anos, o Jornal da Paraíba mostra que seus primeiros passos após a idade “divisora de águas” fazem mesmo jus à sabedoria popular.

No aniversário deste ano, comemorado hoje, o JP esbanja vigor com a diversidade surpreendente de novos projetos em curso, que trazem para o leitor conteúdo cada vez mais esmerado e iniciativas de vanguarda no jornalismo impresso. E uma das maiores delas se concentra justamente em mostrar o que foi feito nessa trajetória tão rica.

Através do acervo digital, que pode ser acessado a partir de hoje, os leitores poderão ver na íntegra as edições publicadas nos últimos cinco anos. Até o começo do segundo semestre de 2013, todos os 41 anos deverão estar disponíveis. “Nossa equipe tem se empenhado dia após dia para resgatar, tratar e reunir essa imensidão de conteúdo produzido pelo jornal em mais de quatro décadas. É gratificante poder eternizar tantas notícias, opiniões e imagens, e dividi-las com todos os leitores”, declarou o gerente de produção do JP e idealizador do projeto, Albertino Bezerra.

Com essa iniciativa, o JP se torna o primeiro grande jornal paraibano a digitalizar seu acervo completo, desde a primeira publicação em 5 de setembro de 1971, e colocá-lo ao dispor dos leitores. Uma missão que envolve cerca de 15 pessoas, mais de 300 mil páginas e investimentos da ordem de R$ 150 mil.

“Os jornais mais antigos não eram alimentados em banco de dados. Então tivemos que criar uma ferramenta que extrai os textos do PDF que por sua vez é gerado a partir de uma foto da página”, contou o gerente de Métodos e Sistemas do JP, Washington Lima.

Acima de qualquer vantagem, o recurso tem grande importância acadêmica, já que permitirá uma infinidade de pesquisas. Além disso, o público poderá fazer consultas divertidas e nostálgicas, como ver a edição do dia em que nasceu, ou da data em que se casou. Outra possibilidade será reler colunas antigas que acompanhava fielmente em outras décadas ou rever uma matéria da qual participou como entrevistado.

“Estou muito satisfeita com o êxito desse projeto. É a memória do cotidiano da Paraíba que agora fica acessível para toda a população. Seja para pesquisadores de universidades, seja para o leitor matar uma simples curiosidade sobre algo do passado, o acervo do Jornal da Paraíba agora está disponível no meio virtual”, comentou Angélica Lúcio, editora-executiva do JP. “Isso ajuda a preservar não apenas a história do JP, como também a do próprio Estado. Além disso, reforça o pioneirismo do Jornal da Paraíba, que sempre está oferecendo algo novo, diferente e com qualidade para os seus leitores”, concluiu.

Através do novo recurso, o internauta poderá fazer buscas por data (especificando dia, mês e ano) ou por palavra-chave, sendo levado neste caso às páginas em que ela aparece, sublinhada para facilitar a localização.

O formato adotado é o de flip page, idêntico ao utilizado diariamente com as edições atuais, e que permite ao público aproximar o texto para fazer a leitura em tamanho maior, “folhear” as páginas, imprimi-las, salvá-las no computador e compartilhá-las nas mídias sociais. É possível ainda incorporá-las em sites e blogs. Todas essas possibilidades são apresentadas em botões específicos da interface. Em sintonia com os sites e blogs do Jornal da Paraíba, a consulta poderá ser feita também por tablets.

Nesta fase inicial, a versão fac-similar das edições poderá ser acessada em um site aberto a todos os internautas. Na sequência, o privilégio se tornará exclusivo para assinantes do jornal.

Segundo o superintendente da Rede Paraíba de Comunicação, Guilherme Lima, o Jornal da Paraíba tem feito investimentos crescentes para apresentar sempre ao público um jornal diferenciado. “Nossa intenção é proporcionar ao leitor um conteúdo cada vez mais qualificado e recursos sofisticados de acesso ao que é produzido com tanta responsabilidade e capricho. Somos referência no Estado justamente por essas qualidades e queremos aperfeiçoar ainda mais o que oferecemos”, afirmou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp