POLÍTICA
PMDB elege maior número de prefeitos na Paraíba
Apesar de perder a eleição em João Pessoa, PMDB foi o partido que mais elegeu prefeitos.
Publicado em 08/10/2012 às 8:00
O PMDB sai das urnas como o partido que mais elegeu prefeitos na Paraíba. De acordo com as informações contabilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido ficou com 56 prefeituras (25,33%). Nos dez maiores colégios eleitorais do Estado o partido manteve a prefeitura de Patos, perdeu a de Guarabira e conquistou a de Sousa. O PMDB luta ainda para manter a prefeitura de Campina Grande, uma vez que a candidata do partido, a médica Tatiana Medeiros, passou para o segundo turno.
O PSB, do governador Ricardo Coutinho, contabiliza 28 prefeituras (12,66%), ficando atrás do PMDB. Dentre as prefeituras importantes conquistadas pelo PSB estão as de Bayeux, com Expedito Pereira, e de Sapé, com Roberto Feliciano.
Já o PSDB, do senador Cássio Cunha Lima, ficou com 25 prefeituras (11,31%). Depois vem o DEM, do ex-senador Efraim Morais, com 23 prefeituras (10,40%.).
Em outros grandes colégios eleitorais o esquema político do governador foi o grande vencedor das eleições, a exemplo de Cajazeiras, com Denise, esposa do ex-prefeito Carlos Antônio; em Guarabira, com Zenóbio Toscano e em Queimadas, com Jacó Maciel.
Em João Pessoa, PMDB e PSB foram os grandes derrotados. O PMDB partiu com a candidatura de José Maranhão e ficou na quarta posição. O PSB, com Estela Bezerra, obteve a terceira posição no pleito. A disputa agora será entre o PT, de Luciano Cartaxo, apoiado pelo prefeito Luciano Agra (ex-PSB) e o PSDB de Cícero Lucena.
Em Campina Grande, a disputa se dá entre o PMDB, do prefeito Veneziano Vital do Rêgo e o PSDB, do senador Cássio Cunha Lima. O PSB de Ricardo Coutinho está coligado com o PSDB, mas ele não tem feito campanha em prol do aliado. Pode ser que no segundo turno ele decida ir a Campina pedir votos para Romero.
Comentários