icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Estado realiza treinamento para 430 aplicadores da Prova Brasil

Este ano, serão avaliados na Paraíba 91.854 alunos, sendo 39.073 da rede estadual, 49.562 das redes municipais, 3.148 da rede privada e 71 da rede federal de 1.474 escolas públicas estaduais, municipais e federais.

Publicado em 02/11/2011 às 16:40

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com o Ministério da Educação e Fundação Cesgranrio, realizará, desta quinta-feira (3) até sábado (5), o treinamento de 430 aplicadores dos instrumentos de campo da Prova Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), nos 41 polos situados em 41 municípios do Estado. Os aplicadores foram selecionados junto às 14 Gerências Regionais de Educação (GREs) e serão responsáveis, no período de 7 a 18 de novembro, pela coleta das informações dos instrumentos da Prova Brasil.

Este ano, serão avaliados na Paraíba 91.854 alunos, sendo 39.073 da rede estadual, 49.562 das redes municipais, 3.148 da rede privada e 71 da rede federal de 1.474 escolas públicas estaduais, municipais e federais. Em João Pessoa, o treinamento será realizado das 9h às 17h desta sexta-feira (4), no Auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e na Sala de Leitura da Secretaria da Educação.

A aplicação da Prova Brasil servirá também para coleta de informações dos gestores e professores das escolas selecionadas, que responderão a um questionário com foco na prática pedagógica e nas experiências enquanto profissionais de Educação.

A Prova Brasil foi idealizada para atender a demanda dos gestores públicos, educadores, pesquisadores e da sociedade em geral por informações sobre o ensino oferecido em cada município e escola. O objetivo da avaliação é auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar, no estabelecimento de metas e na implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando a melhoria da qualidade do ensino.

A partir da edição de 2005, o público alvo da Prova Brasil foi a escola pública com no mínimo 20 estudantes matriculados na última etapa dos anos iniciais (5º ano) ou dos anos finais (9º ano) do ensino fundamental. A metodologia utilizada nessa avaliação foi similar à utilizada na avaliação amostral, com testes de Língua Portuguesa e Matemática, com foco, respectivamente, em leitura e resolução de problemas.

A Prova Brasil é um dos instrumentos que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2007, e sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, Saeb e Prova Brasil.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp