VIDA URBANA
SES amplia serviço de teste rápido para HIV
Mais 19 cidades do interior da Paraíba vão oferecer exames para diagnóstico de Aids e sífilis.
Publicado em 16/11/2012 às 8:45
A Secretaria de Saúde da Paraíba vai implantar testes rápidos de Aids e sífilis nos municípios da 3ª, 6ª e 11ª Regionais de Saúde do Estado. Ao todo 19 cidades do interior paraibano vão oferecer à população maior celeridade no diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis. Em João Pessoa, o teste começou a ser realizado em fevereiro deste ano.
De acordo com a gerente operacional de DST/Aids e Hepatites Virais da Paraíba, Ivoneide Lucena, a iniciativa da Secretaria de Saúde vai melhorar o acesso da população ao diagnóstico e ao tratamento das doenças.
“A ampliação da implantação do serviço por todo Estado é uma meta da Secretaria da Saúde. Hoje, a Paraíba está em primeiro lugar no país no que se refere ao cumprimento da proposta de descentralização dos testes rápidos na atenção básica”, afirmou Ivoneide Lucena.
O serviço já foi implantado nas cidades de Queimadas, Remígio e Barra de Santana. Os funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Soledade já foram treinados. Nos dias 20 e 22, será a vez de Caturité e Puxinanã receber o programa. Enfermeiros de Cabaceiras vão receber treinamento no dia 27.
Para Ivoneide Lucena, os serviços dos testes rápidos podem ser oferecidos assim que a capacitação for concluída. “Os enfermeiros da UBSs estão participando da prática e, tão logo sejam capacitados, o serviço estará implantado na unidade”, disse Ivoneide Lucena.
Comentários