VAMOS TRABALHAR
Hora do descanso precisa ser respeitada
É necessário cuidado para não se tornar 'escravo do trabalho' e também não reduzir a qualidade do desempenho.
Publicado em 02/12/2012 às 20:25
Há quem deseje que o dia tenha mais de 24 horas para que as metas estabelecidas possam ser cumpridas. Para cumprir com todas as funções delegadas, alguns funcionários estão sempre atentos ao trabalho, o que pode afetar diretamente a saúde, convívio familiar e a qualidade de vida. É necessário cuidado para não se tornar 'escravo do trabalho' e também não reduzir a qualidade do desempenho.
Para a diretora executiva da Destaque.se Recursos Humanos, Suzana Melo, o trabalhador precisa saber dosar o horário de trabalho e descanso. “Só pensar no trabalho não é bom. Quando planejamos nossas atividades, conseguimos ser mais produtivos.
Situações de sobrecarga contínua, levadas ao extremo, provocam um impacto negativo na saúde física, psicológica e emocional da pessoa” alertou Suzana Melo.
Segundo a diretora executiva, quando a sobrecarga passa a ser a regra e não a exceção, os danos podem acarretar mudanças no ambiente organizacional em que o profissional atua. “Nestes casos, o excesso de trabalho se reflete na queda de produtividade, com impactos significativos nos resultados”, afirmou Suzana.
É necessário que o profissional cuide sempre da saúde, para evitar doenças como, estresse, hipertensão e diabetes. “Quem se submete continuamente a sobrecarga pode estar alimentando alguma destas doenças. Recomenda-se atividade física, descanso, prática de hobbies e atividades antiestresse”, concluiu Suzana Melo.
Comentários