VIDA URBANA
Quase metade dos diabéticos da PB está em Campina e JP
Além do tipo 1, a diabetes ainda apresenta o tipo 2, que é aquela que atinge mais pessoas adultas e que tem problemas com o peso.
Publicado em 20/05/2012 às 13:52
Dentre os cerca de 200 mil diabéticos paraibanos, quase a metade deles está localizada em João Pessoa e Campina Grande. São mais de 38 mil na capital, enquanto que cerca de 3 mil já fazem parte de programas de acompanhamento na Rainha da Borborema.
Assim como outras pessoas que enfrentam a doença, para aprender a conviver com ela Arthur Loureiro começou desde cedo a aprender o que ela significa.
Segundo explicou Wladimir Oliveira, endocrinologista, a procura por um especialista e a disciplina para seguir rigorosamente a dieta são passos importantíssimos para quem precisa encarar esse desafio.
“A taxa normal de glicose é até 109. Caso ela ultrapasse esse índice, o exame apontará a hiperglicemia (aumento de glicose), e se a taxa chegar a 126, o diagnóstico é a diabetes. Por isso é preciso que as pessoas tenham consciência”, explicou.
Além do tipo 1, a diabetes ainda apresenta o tipo 2, que é aquela que atinge mais pessoas adultas e que tem problemas com o peso. Segundo Wladimir Oliveira, em crianças, a do segundo tipo é mais rara, contudo, é necessário realizar exames tão logo os primeiros sintomas apareçam. “Os sintomas são bem visíveis, já que apresentam uma alteração na rotina das crianças. Por isso, a procura por um pediatra é importante, para que, se for detectada a doença, a criança seja acompanhada por um especialista”, acrescentou o médico.
Comentários