POLÍTICA
Sessão da Assembleia é marcada por protestos
Alunos e professores da UEPB estiveram na sessão para protestar, secretário Lindolfo Pires representou o governador na casa.
Publicado em 02/02/2012 às 6:30
Um movimento de protesto promovido por alunos e professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) contra o governo do Estado marcou a sessão solene de abertura dos trabalhos da 17ª legislatura na Assembleia Legislativa da Paraíba, na manhã de ontem. O motivo do protesto que tumultuou a sessão foi a suposta redução feita pelo governador dos repasses do duodécimo à instituição. E a ausência do governador Ricardo Coutinho (PSB) também marcou a sessão, suscitando, inclusive, especulações sobre a possibilidade de haver uma crise entre Executivo e Legislativo, já que o presidente Ricardo Marcelo (PSDB), alegando outro compromisso, retirou-se da sessão e foi substituído pelo vice, deputado Edmilson Soares (PSB).
Apesar de ter anunciado sua presença no dia anterior, o governador enviou de última hora o secretário de Estado do Governo, Lindolfo Pires, como seu representante, para fazer a leitura da mensagem governamental. Segundo Lindolfo, o cancelamento se deu por motivo de saúde, pois o chefe do Executivo amanheceu afônico. O líder do governo na Assembleia, deputado Hervázio Bezerra (PSDB), comentou que “não é nenhuma novidade” a ausência do governador em sessão de abertura do Legislativo. Quanto à saída de Ricardo Marcelo da presidência dos trabalhos, informações dão conta de que ele se reuniu, na manhã de ontem, em seu gabinete, com uma comissão do Ministério Público da Paraíba.
O secretário Lindolfo Pires disse que, em sua mensagem, o governador “conclamou a todos os deputados estaduais para se unirem em torno de projetos comuns, deixando a questão partidária momentaneamente de lado para se unir em torno da bandeira do Estado”. “O governador fez uma crença de fé no desenvolvimento do nosso Estado, mostrou números de que a Paraíba é perfeitamente viável, mas que precisa, cada vez mais, de parcerias, quer seja com os municípios, quer seja com o governo federal. Sem essas parcerias, certamente, o caminho fica muito mais difícil”, reforçou.
A mensagem assinada pelo governador Ricardo Coutinho afirma: “Apesar de todos os percalços que tivemos de enfrentar, em todos os momentos, os paraibanos entenderam e assumiram sua corresponsabilidade pelas ações e políticas de governo”. O governador faz inúmeras referências aos avanços na área da educação. “São muitas as ações que comprovam que a Paraíba aposta na educação como forma de garantir a oportunidade de assumir sua vida e seu destino com dignidade e segurança”, diz o texto da mensagem. “No ano passado, investimos 26,11% da receita estadual com educação! Além da nossa obrigação constitucional!”, destaca.
Para o governo, o rumo é investir em uma escola gratuita de qualidade em todos os níveis, apostando na educação como o instrumento mais eficaz de promoção social e construção da democracia. Esse direcionamento reforça o trabalho de tornar o Estado mais competitivo através da educação, da inclusão social e de uma infraestrutura à altura do desenvolvimento sustentável que pretendemos”, diz o governador na mensagem.
O texto governamental ainda declara que o Executivo reafirma sua mais decidida disposição de prestigiar cada vez mais a Comissão Interpoderes, partilhando decisões de Estado, sempre que a gravidade do momento exigir o exercício da colegialidade política e administrativa. “O Estado não se resume ao Executivo. Todos somos corresponsáveis diante da sociedade e da história”, pontuou o governador.
Comentários