COTIDIANO
Operação policial combate tráfico de drogas e violência em Patos
Polícias Civil e Militar cumprem 38 mandados de busca e apreensão desde a madrugada. Foram 30 assassinatos na cidade este ano, a maioria por envolvimento com drogas.
Publicado em 03/08/2010 às 7:04
Karoline Zilah
Com informações de Pedro Canísio, da TV Paraíba
O município de Patos, uma dos polos do Sertão paraibano, já registrou 30 homicídios somente no primeiro semestre deste ano. A maior parte deles teria relação com o tráfico de drogas, seja em disputas por pontos de venda ou acerto de contas por dívidas. A situação sem controle alarmou a Secretaria Estadual de Segurança Pública, que deflagrou na madrugada desta terça-feira (3) uma operação para combater grupos criminosos que atuam na região. Veja acima algumas imagens da operação.
A Operação Liberdade saiu às ruas para cumprir 38 mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz Ramonilson Alves Gomes, da 5ª Vara Criminal de Patos, mas acabou prendendo sete pessoas em flagrante por porte ilegal de armas e tráfico de drogas.
A ação cercou diversos bairros da cidade com o apoio de 120 homens das Polícias Militar e Civil, no cumprimento de 38 mandados de busca e apreensão expedidos pela comarca de Patos. Foram recolhidos, inclusive, computadores que possam conter dados sobre a entrada de entorpecentes no Sertão.
De acordo com o major Costa, subcomandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, também foram encontradas pedras de crack, quase 1kg de pasta de cocaína, maconha, loló e produtos para a fabricação de drogas. Ainda foram apreendidos medicamentos controlados, armas, munições e uma motocicleta roubada. A maioria dos produtos foi apreendida nos bairros São Sebastião e Vitória.
A operação é acompanhada pelo secretário de Segurança Pública, Gustavo Gominho, comandante geral da Polícia Militar, Wilde Monteiro, e delegado geral de Polícia Civil da Paraíba, Canrobert Rodrigues.
“Isso é resultado de um trabalho prévio de investigação sobre a venda de drogas na região e que desencadeou a operação no dia de hoje”, disse Gominho, adiantando que operações do mesmo nível irão ocorrer em outros locais do Estado, principalmente nos chamados grandes centros.
Prisões
Em um dos bairros cercados, o morador de uma casa tentou se livrar das drogas que escondia. Ao perceber a presença dos oficiais, José Roberto Silva Júnior, de 18 anos, jogou um pacote com crack e um arma no quintal da casa vizinha. O revólver detonou, mas a bala não atingiu ninguém.
Também foram presos: Gerivaldo da Silva, de 19 anos, flagrado com crack dentro de uma rede onde dormia; Carmélio Dionísio Santiago, de 47, que havia saído do presídio há cerca de 20 dias e estava com um revólver; o estofador Carlos Roberto Medeiros de Lima, de 42, flagrado com a cocaína em sua casa; e ainda Eliana Pereira Cândido, de 30, que tentou fugir com 26 pedras de crack escondidas dentro do corpo. Ela teria confessado que vendia a droga por R$ 5 cada pedra.
Evaneide Mariade Sousa, de 40 anos, e sua companheira Maria do Socorro Rodrigues, de 23, foram flagradas com maconha. Elas disseram que o produto seria para consumo próprio.
Os presos foram levados para a sede da 5ª Delegacia Regional, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de armas.
Atualizada às 10h50
Comentários