icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Veja dicas para recuperar o peso depois das festas de fim de ano

Se você exagerou demais nas festas que já frequentou nesse final de ano, pode fazer diferente no Réveillon e aproveitar para adotar novos hábitos alimentares.

Publicado em 02/01/2011 às 14:50

Valéria Sinésio
Do Jornal da Paraíba

Réveillon é tempo de brindar a chegada de um novo tempo com amigos e familiares. Mas a última festa do ano também pode ser sinônimo de exageros, quando os limites são extrapolados diante de uma mesa recheada de carnes suculentas, molhos, salpicão, queijos, vinhos e outras delícias. Não são poucas as pessoas que abandonam a rigorosa dieta cultivada ao longo do ano e se rendem às fartas mesas nas festas de fim de ano. Porém, quando há exagero na comida e bebida, não há como ficar livre da incômoda ressaca dos quilinhos a mais na balança.

Para ajudar você a se recuperar o mais rápido possível, a nutricionista Cláudia Oliveira dá dicas valiosas para esse período. A principal é a dieta desintoxicante, que tem por finalidade purificar o sistema digestivo e eliminar produtos residuais através da ingestão de líquidos, como água e sucos naturais e alimentos com pouca gordura, ricos em fibras. Antes de começar é preciso lembrar que sua ressaca será diretamente proporcional aos exageros cometidos. Os sintomas são bem conhecidos: dor de cabeça, náuseas, cansaço físico e indisposição.

Se você exagerou demais nas festas que já frequentou nesse final de ano, pode fazer diferente no Réveillon e aproveitar para adotar novos hábitos alimentares. “A maioria das pessoas consome álcool em excesso, dorme pouco e não tem alimentação e hidratação adequadas”, destaca. Quando o organismo ingere muita gordura, frituras e doces, segundo a nutricionista, ocorre a intoxicação hepática pelo estilo alimentar adotado. Os vilões dessa época são as bebidas alcoólicas, em primeiro lugar, os salgadinhos, frituras, tortas e guloseimas.

Uma dica importante é que os horários das refeições sejam respeitados ou, em caso de horários diferenciados , “manter um intervalo máximo de quatro a cinco horas entre uma refeição e outra”. Isso é fundamental para garantir que o corpo suporte o desgaste físico sem sofrer danos, tais como: desidratação, fadiga, estresse, perda de massa muscular, queda de resistência imunológica, entre outros. Para acabar com esses sintomas que muito incomodam, a dieta desintoxicante parece ser a solução mais simples.

Essa dieta tem o poder de ‘limpar’ o organismo através da melhora do funcionamento intestinal, acelerando a eliminação de toxinas, reduzindo o consumo de gorduras, principalmente as de origem animal e de alimentos que contenham muito sal. “O aumento no consumo de fibras, vitaminas e minerais provenientes de vegetais (vitaminas A, C, D, E, ferro e potássio), também tem participação”, afirma. A boa mastigação e ingestão abundante de água são consideradas de extrema importância. Para quem bebeu demais pode atenuar os sintomas. A saída é mesmo beber muita água, sucos orgânicos de frutas, água de coco e chás gelados.

Para quem passou do limite em dezembro e deseja ‘desinchar’ o corpo deve adotar uma alimentação saudável, equilibrada, à base de alimentos naturais, hídricos, desintoxicantes, aliados à caminhada ou atividade física. “Drenagem linfática manual também favorece na desintoxicação e ajuda na eliminação dos quilos extras adquiridos”, detalha a nutricionista. Quem optar por fazer a dieta da desintoxicação precisa ficar longe de: álcool, cafeína, fumo, gorduras, sal e açúcar. “Neste momento é importante retirar o leite e seus derivados de origem animal para que os órgãos responsáveis pela filtração e metabolização sejam poupados”, orienta.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp