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VIDA URBANA

Alunos da PB têm dificuldade em matemática e português

Estudantes do 5º e 9º das escolas públicas não conseguiram atingir a meta de desempenho do Todos Pela Educação.

Publicado em 12/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 22/02/2024 às 15:58

Os índices de aprendizagem nas disciplinas de português e matemática, ensinadas no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas paraibanas, continuam abaixo das metas estabelecidas pela organização não-governamental Todos Pela Educação (TPE). Em 2013, só no 9º ano, em Matemática, dos 218 municípios avaliados apenas 32 deles alcançaram a média. A quantidade de cidades é menor do que as do último levantamento em 2011, quando 63 municípios atingiram a média na disciplina. Os dados do levantamento do Todos Pela Educação são baseados nos resultados da Prova Brasil aplicadas, em 2013 e 2011, pelo Ministério da Educação (MEC).

Conforme o TPE, tem um aprendizado adequado o aluno que atingir ou superar os índices estabelecidos a cada ano avaliado. No 5º ano, a meta é de 225 em língua portuguesa e 200 em matemática. Já no 9º ano, é esperado que os alunos alcancem média igual a 300 em matemática e 275 em português.

Contrariando o baixo desempenho apresentado em matemática, a disciplina de português, especificamente ministrada para o 9º ano, nos dois últimos levantamentos, apresentou aproveitamento maior, pois em 2011 apenas 70 municípios atingiram a meta de desempenho, enquanto em 2013 esse valor quase que duplicou, passando para 118 municípios.

O estudo mostra que o desempenho dos alunos nas séries avaliadas vêm caindo ano a ano. Análise feita com alunos do 5º ano demonstrou que o aproveitamento foi reduzido também na disciplina de português. Em 2013, 79 municípios atingiram a média, porém em 2011 esse valor era de 87 cidades paraibanas.

A queda do aproveitamento na disciplina de matemática aconteceu em ambas as turmas. Em 2013, na série do 5º ano, apenas 98 municípios apresentaram aproveitamento na matéria, já nos dois anos anteriores esse valor era 118.

O levantamento apontou ainda que no 5º ano, existiu maior aprendizado na disciplina de matemática do que em português.

Em 2013, 37% dos municípios atingiram a meta de desempenho na língua portuguesa, enquanto 46,4% em matemática. Já no 9º ano aconteceu o contrário, 54,1% dos municípios mostraram melhor rendimento em português e 14,7% alcançaram a meta em matemática. Na capital, os indicadores de aprendizagem praticamente permaneceram os mesmos em relação a 2013 e 2011, com índices respectivos de 33% e 33,1%, mas ainda estão abaixo da meta a ser atingida pelos municípios, que era de 46,8%.

Dos 221 municípios avaliados tanto em 2011 como em 2013, para a disciplina de português, 100 não atingiram a meta nos dois últimos estudos. Dentre a lista dessas cidades, cinco apresentaram os piores indicadores nas disciplinas de português e matemática. A primeira no ranking é Ouro Velho, com índice de aprendizagem 0,0%, seguida de Natuba com 2,3%, Conceição com 2,2%, Cacimba de Areia com 3,1% e Cacimbas com 4,2%.

No Brasil, o estudo revelou que em 2013, apenas 10,8% dos municípios atingiram as metas intermediárias estabelecidas para o 9º ano do Ensino Fundamental em Matemática e 29,6% em Língua Portuguesa. Já em relação ao 5º ano do EF os percentuais de municípios que atingiram as metas em Matemática e Língua Portuguesa foram de, respectivamente, 61,7% e 48%.

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Jornal da Paraíba

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