VIDA URBANA
PRF constata redução de acidentes e vítimas em estradas na PB
Operação Semana Santa teve balanço positivo, com queda de 34% no número de acidentes em relação ao ano passado. Por outro lado, 23 motoristas embriagados foram presos.
Publicado em 05/04/2010 às 7:30
Karoline Zilah
Com PRF-PB
Os motoristas deram exemplo neste feriadão de Semana Santa e contribuíram para a redução expressiva do número de ocorrências de acidentes e vítimas nos trechos das rodovias federais que cortam a Paraíba. O balanço positivo foi constatado pela Polícia Rodoviária Federal no Estado, que montou uma operação especial para acompanhar o fluxo de veículos e fiscalizar possíveis irregularidades.
Da zero hora da quinta-feira (1) até a meia-noite do domingo (4), foram registrados 29 acidentes, com 16 feridos e duas mortes. No mesmo período do ano de 2009, a PRF notificou 44 acidentes, com 29 feridos e o mesmo número de mortes. As diferenças representam quedas de 34% no número de acidentes e de 44,8% em relação às vítimas feridas.
A PRF também intensificou a fiscalização com base na Lei Seca, submetendo 875 condutores a testes de etilômetro, o popular bafômetro. Entre os abordados nos postos oficiais e em pontos estratégicos das estradas, 23 infratores foram conduzidos para Delegacia de Polícia por estarem dirigindo sob efeitos de bebida alcoólica.
A fiscalização ainda teve como saldo a retenção de 46 veículos para regularização, a recuperação de três veículos com queixa de roubo e a prisão de 32 pessoas.
Ocorrências com mortes
Entre os acidentes, houve um atropelamento com morte no sábado (3), na BR-230, próximo ao Centro Administrativo da Prefeitura de João Pessoa. Uma pessoa que estava de bicicleta foi atingida por um automóvel. O motorista, com sintomas de embriaguez, foi perseguido por equipes da PRF e detido no Bessa.
O outro acidente com morte ocorreu na madrugada do domingo (4), em Queimadas, próximo a Campina Grande. Robson Machado Barbosa, de 17 anos, morreu quando a moto que ele ocupava saiu da pista e tombou. Outra pessoa identificada apenas por Luciano foi socorrida para Campina Grande em estado grave.
Comentários