VIDA URBANA
Jornalismo líder o dia inteiro na televisão
De acordo com o Ibope, TV Paraíba mantém excelentes índices de audiência em Campina Grande.
Publicado em 22/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 31/01/2024 às 17:38
Seja através do sinal analógico ou do digital, a TV Paraíba mantém excelentes índices de audiência em Campina Grande.
É o que revela mais uma vez o Ibope. Na pesquisa divulgada na última quarta-feira – referente ao período de 16 a 22 de maio -, a primeira depois que a emissora lançou suas transmissões em HD (high definition; alta definição em inglês), a afiliada da Globo na cidade tem a preferência do público na média dos turnos manhã, tarde e noite.
A programação local do canal 3 está consolidada há anos como favorita dos campinenses. O imbatível JPB 2ª Edição, telejornal local transmitido à noite, garantiu o topo do pódio de programas locais na região de Campina Grande, com quase 60% de participação e 35,5 pontos de audiência.
A larga vantagem representa 20 pontos à frente do segundo colocado e um resultado maior do que a soma dos três programas concorrentes no horário. Segundo Carlos Siqueira, apresentador do telejornal e chefe de reportagem da TV Paraíba, o resultado foi recebido pela equipe com muita alegria.
“O público acredita no jornalismo que fazemos, não é à toa que o JPB 2ª Edição é o telejornal mais visto da Paraíba. Isso vale mais do que qualquer salário. Agradecemos aos nossos colaboradores e a quem nos assiste por mais esse voto de confiança”, disse, cheio de entusiasmo.
Outro programa que teve um desempenho notável foi o Bom Dia Paraíba. O telejornal da manhã, apresentado por Valéria Assunção, conquistou quase 50% dos televisores ligados e mais de 13 pontos de audiência. O segundo colocado não conseguiu nem metade desse público, com apenas 17,8% dos televisores ligados e menos de 5 pontos.
Na hora do almoço, o sucesso se repete. O JPB 1ª Edição, comandado por Denise Delmiro, é também o mais visto no horário. Sua preferência abrange 47% dos televisores ligados e alcança 24,6 pontos de audiência. Distante do campeão, o programa da concorrência que se classificou na segunda posição do ranking tem 28,1% e 14,6 pontos.
As outras atrações paraibanas da grade - todas produzidas em alta definição pela afiliada da Globo - também podem comemorar os resultados. O Paraíba Comunidade teve 48,5% de participação e 12,5 pontos. O Globo Esporte, por sua vez, foi o escolhido em 44% dos televisores ligados e teve mais de 22 pontos de audiência.
Para a editora regional das TVs Cabo Branco e Paraíba, Tatiana Ramos, essa liderança permanente ao longo dos anos reflete a fidelidade dos campinenses com a emissora.
"É o retrato de um excelente trabalho, de colaboradores que conhecem o público e entendem o que ele quer ver. Nossos telespectadores estão próximos do nosso cotidiano e a liderança vem dessa identidade”, declarou.
TV CABO BRANCO TEM 36, DOS 40 MAIS VISTOS
Em João Pessoa, a afiliada da Rede Globo também tem motivos de sobra para comemorar. Quando listadas as 40 maiores audiências na capital paraibana, 36 são exibidas pela TV Cabo Branco. Uma liderança inconteste, que se confirma, ano após ano.
Na programação local, o destaque, tal qual em Campina Grande, é do JPB 2ª Edição. Apresentado por Edilane Araújo, o telejornal conquistou aproximadamente 50% de participação e quase 32 pontos de audiência. Para a apresentadora, a notícia da vitória é recebida com animação, mas não com surpresa, já que historicamente o programa sempre foi campeão.
“Eu sei que tenho uma ligação com o telespectador porque vejo esse retorno. Ter mais um Ibope vencido mostra a credibilidade de um esforço diário, não só meu, mas do veículo em si, que tem a verdade e a isenção como marcas, e que preza pela dignidade e pela responsabilidade com as pessoas que estão em casa nos acompanhando”, declarou Edilane. “O JPB 2ª Edição é absoluto porque consegue colocar, num curto espaço de tempo, um resumo interessante das coisas que marcaram o dia no Estado”, concluiu a apresentadora.
Na opinião da editora regional, Tatiana Ramos, o bom resultado do JPB 2ª Edição durante todo esse tempo no Ibope existe em função da percepção do público com o que é notícia e da força da relação estabelecida entre a emissora e seus telespectadores. “O nosso telejornal está no cotidiano das pessoas e temos essa intimidade de entrar na casa delas diariamente desde a nossa inauguração”, ressaltou.
A programação nacional também tem seus pontos altos na afiliada Globo pessoense. Entre os programas que apresentaram crescimento mais expressivo estão Ação, Profissão Repórter, Santa Missa e Vale a Pena Ver de Novo (Caras & Bocas). Já na grade local, além do JPB 2ª Edição, outro programa que teve relevante desempenho foi o Paraíba Comunidade,exibido nas manhãs de domingo.
Comentários