VIDA URBANA
Hospital Padre Zé ganhará nova UTI
Obras serão inauguradas no próximo dia 20.
Publicado em 12/02/2014 às 7:20 | Atualizado em 23/06/2023 às 12:24
O Hospital Padre Zé ganhará uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ainda este ano. A construção foi idealizada pela Ação Social Arquidiocesana (ASA) no intuito de beneficiar 2.500 pessoas por ano. As obras serão inauguradas no próximo dia 20, durante as comemorações do centenário da arquidiocese. A construção será feita em parceria com a Campanha da Fraternidade e o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba (Funcep) e o valor investido será de R$ 1.300.000,00 .
De acordo com o secretário executivo da ASA, padre Egídio de Carvalho Neto, inaugurar a obra dentro das programações do centenário apenas reafirma a história de luta da arquidiocese em favor dos pobres. “ A história da arquidiocese se confunde com a história de assistência aos pobres do Estado da Paraíba.
Então, inaugurar nesse dia ressalta a continuidade desse trabalho”, afirmou.
Segundo padre Egídio, o objetivo é construir 40 novos leitos para desafogar a crise de locais de internação no Estado. “Nós vivemos mesmo uma crise, então pensamos nessa construção para beneficiar toda a população pobre que não tem onde se internar dentro de João Pessoa”, acrescentou.
Além dessa obra, a ASA também está construindo uma enfermaria com 14 novos leitos direcionada para pacientes portadores de HIV. “Nossa intenção é entregar essa ala pronta em março, beneficiando ainda mais a população portadora de HIV”, afirmou.
Dentre os projetos desenvolvidos pela ASA estão o “Mimo do céu”, que beneficia diariamente 4500 pessoas com a distribuição de pão e leite de soja a pessoas com intolerância a lactose, além da casa de convivência, localizada no Hospital Padre Zé. “Lá, 200 portadores de HIV da grande João Pessoa têm acesso a assistência social, psicológica e alimentação. A casa também acolhe e dá assistência a pessoas que vêm do interior para realizar o tratamento do HIV”, concluiu.
Além da inauguração do início das obras no Hospital Padre Zé, a programação do centenário da arquidiocese contará com diversos outros eventos.
Relembre a programação do centenário
Dia 20/2 (quinta-feira):
Às 16h: Inauguração da UTI da ala para pacientes de HIV/Aids no Hospital Padre Zé, pertencente à Obra da Ação Social Arquidiocesana (ASA).
Às 18h: Celebração Eucarística no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição, seguido de jantar e de Encontro de Formação com os Seminaristas.
Dia 21/2 (sexta-feira):
Às 10h: Encontro com o Clero, das 10h às 12h, no Seminário Arquidiocesano.
Às 17h: Celebração Eucarística e Bênção da Capela da Pró-Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro São José, em João Pessoa.
Dia 22/2 (sábado):
Às 10h: Encontro com os Bispos do Regional NE 2, em ala reservada no Hotel Caiçara.
Às 15h30: Chegada à Catedral - seguem-se a Marcha Pontifícia e o Hino Nacional Brasileiro. Segue-se o ritual de praxe, com visita ao Santíssimo Sacramento e a paramentação dos concelebrantes. Saída do Cortejo da Catedral ao Adro de São Francisco.
Às 16h: Solene Concelebração Eucarística de Encerramento do 1° Sínodo Diocesano, presidida por S.Ex.ª Rev.ma Dom Giovanni d’Aniello.
Ao término da Concelebração, cortejo saindo em direção à Cúria Metropolitana, para desparamentação e pequena visita.
Dia 23/2 (domingo):
Às 10h: Missa no Santuário de Nossa Senhora Mãe Rainha, com o afluxo do povo e das representações de lideranças dos principais Setores da arquidiocese (Catequese, Família, Juventude, Liturgia, Caridade, Dízimo Missionário).
Comentários