icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

CMCG aprova incentivo

Vereadores de Campina Grande aprovaram 42 projetos de lei, sendo 32 de iniciativa dos parlamentares e 10 do Poder Executivo.

Publicado em 19/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 11/05/2023 às 15:29

Após duas horas de reunião no Salão Azul, os vereadores de Campina Grande fizeram um acordo e aprovaram 42 projetos de lei, sendo 32 de iniciativa dos parlamentares e 10 do Poder Executivo. Entre eles, a proposta enviada pelo prefeito Romero Rodrigues que regulamenta a gratificação dos 2 mil servidores da saúde participantes do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

O programa terá cerca de R$ 1,7 milhão por ano. Do total, 60% dos recursos do PMAQ serão destinados aos servidores da saúde, incluindo médicos, agentes, odontólogos e pessoal de apoio, no total de quatro mil. O restante – 40% – vai para melhoramentos das unidades básicas de saúde.

A líder da bancada governista, Ivonete Ludgério (PSB), ressaltou o fato de o projeto ser aprovado por unanimidade, inclusive com o voto do vereador Napoleão Maracajá (PCdoB), que é presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Agreste da Borborema (Sintab). O comunista explicou seu posicionamento: “Foi o melhor acordo que fizemos para os servidores com a gestão de Romero Rodrigues”, comentou Napoleão.

Ainda na sessão de ontem, a Câmara aprovou projeto encaminhado por Romero Rodrigues estabelecendo a obrigatoriedade de a prefeitura nomear os candidatos aprovados em concurso público até o número de vagas previsto em edital, dentro do período de validade do certame. Na justificativa da matéria, o prefeito afirmou que “o projeto visa fortalecer os direitos das pessoas aprovadas em concurso público, após árduo esforço e estudos. Isto porque, em alguns casos, os aprovados dentro do número de vagas e no prazo de validade do concurso, podem não ser nomeados, violando diretamente o direito do candidato aprovado, que possui o direito líquido e certo de ser nomeado”.

Ainda na mensagem, o prefeito ponderou que “quando da realização de concurso público, oferecidas as vagas, resta imposto pelo princípio da moralidade que as regras constantes no instrumento convocatório sejam observadas”, e que “a oferta de vagas vincula a administração à nomeação dos aprovados, dentro do número de vagas, por se tratar de ato vinculado”.

APROVADO IPTU PROPORCIONAL

Dentre os 30 projetos de iniciativa dos vereadores, foi aprovado o de autoria de Hércules Lafite (PSC), o qual institui o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) Proporcional. A propositura garante um desconto de 20% do tributo nas ruas onde não existem benefícios públicos como rede de esgoto, meio fio e iluminação pública.

De autoria de Alexandre do Sindicato (Pros), os vereadores aprovaram o projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade da criação de certificação e qualidade dos equipamentos de climatização nas instalações públicas municipais, shopping, supermercado, empresas e colégios entre outros estabelecimentos.

Também foi aprovado projeto de Miguel Rodrigues (PPS) que institui o Programa Campinense de Artesanato (PAC). Outra propositura de Miguel dispõe sobre a criação do programa municipal de saúde vocal do professor da rede pública local de ensino. Já de Sargento Regis (PMN) a Câmara aprovou propositura que dispõe sobre a obrigatoriedade de ser destinado local exclusivo nas praças de alimentação de centros comerciais e supermercados para idosos, gestantes e deficientes físicos.

ORÇAMENTO

A votação da proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014 e do Plano Plurianual (PPA) será amanhã, às 15h, em sessão extraordinária. O prazo para apresentação de emendas foi reaberto ontem pela manhã e encerrado no início da tarde. Foram apresentadas 158 emendas à LOA, enquanto o PPA recebeu 20, informou o presidente da Comissão de Finanças, Marinaldo Cardoso.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp