CULTURA
Cinema de João Pessoa ganha sala 3D em março; Avatar deve ser exibido
Box Cinemas anunciou para março a chegada da badalada tecnologia 3D na Paraíba. A empresa confirmou que a sala 6 do complexo terá a tecnologia.
Publicado em 11/02/2010 às 9:14
Por André Cananéa
Do Jornal da Paraíba
O Box Cinemas anunciou para março a chegada da badalada tecnologia 3D na Paraíba. A empresa, com sede do Rio de Janeiro, confirmou que a sala 6 do complexo do Manaíra Shopping, com 188 lugares, terá a tecnologia. Hoje, apenas Recife tem uma sala 3D (exatamente no Box Cinemas do Shopping Guararapes) nas redondezas.
O longa-metragem de animação Como Treinar o Seu Dragão, da Dreamworks, é o filme que inaugura a primeira sala 3D de João Pessoa. Mas há uma notícia melhor ainda: a empresa confirmou que irá exibir o arrasa-quarteirão Avatar em 3D.
O 3D de hoje é bem diferente do 3D dos anos 80 – época em que eram moda os filmes em terceira dimensão. Você ia ao cinema e recebia uns óculos descartáveis de cores azul e vermelho. Isso permitia que alguns objetos saltassem da tela em direção ao espectador. Então era o facão de Jason em Sexta-Feira 13 - Parte 3 (1982) ou o próprio tubarão de Tubarão 3 (1983). A tecnologia de hoje é diferente. E melhor.
Os óculos são mais sofisticados e agora não são objetos que veem até o espectador: o espectador é que mergulha no filme. O Box não revelou quanto vai custar o bilhete aqui, mas em Recife, o ingresso para ver Avatar 3D no fim de semana sai por R$ 20,00, aproximadamente.
As salas 3D estão salvando a indústria do cinema da falência como uma ótima alternativa de entretenimento, impossível de ser oferecida pelas banquinhas de camelô. No Brasil, entre janeiro e dezembro de 2009, o número de salas equipadas para projeção 3D subiu de 23 para 96, de acordo com um recente levantamento feito pelo Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Rio de Janeiro.
Somente na primeira semana de janeiro deste ano, o país ganhou mais cinco, elevando para 101 o número de salas 3D. Ainda de acordo com os números, os filmes 3D representaram 8% da bilheteria total e 5,5% do público, encerrando 2009 com bilheteria de R$ 79 milhões.
Isso animou os estúdios a investirem na tecnologia. Praticamente todos os grandes lançamentos saem em 2D (o tipo de filme comum que já estamos habituados) e 3D. Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, assim como o remake de Fúria de Titãs, ambos previstos para abril, saem assim.
Além do mais, campeões de bilheteria recentes também voltam aos cinemas 3D. É o caso de Toy Story, da Pixar, programado para reestrar ainda este mês, no embalo do terceiro filme, que já nasceu 3D, e estreia em junho, além dos dois últimos Harry Potter, programados para novembro e julho de 2011.
Reforma no Box
Além do 3D, o Box Cinemas fará uma reforma em suas salas de João Pessoa. A bomboniere será ampliada, os menus serão de plasma e as salas, pisos e poltronas serão melhoradas. A empresa também vai voltar a vender ingressos numerados. A previsão do Box é que as reformas deverão acontecer entre maio e junho.
Comentários