VIDA URBANA
Cidades do Sertão superam expectativas de chuvas no mês de janeiro
Cinco cidades do Sertão bateram a média histórica de chuvas neste mês de Janeiro.
Publicado em 27/01/2016 às 15:15
Algumas cidades do Sertão atingiram a média histórica de chuvas neste mês de janeiro. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), em algumas cidades choveu cerca de 100 milímetros. A média históricas foi calculada com base nos registros dos últimos 30 anos. O município de Bom Jesus, teve um aumento de 200% este ano.
As cinco cidades do Sertão onde mais choveu foram Bom Jesus (316,1mm), Catingueira (283,5mm), São José da Lagoa Tapada (283,4), Cacimba de Areia (281mm) e Emas (275,4mm). “Estas previsões foram provocadas pelo fenômeno meteorológico chamado de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Ele costuma atuar com mais intensidade nos meses de dezembro e janeiro na região Nordeste”, explicou o meteorologista da Aesa, Londemberg Lucena da Silva .
A expectativa dos meteorologistas é que a partir da próxima semana as chuvas aumentem de forma gradual no interior do estado, já que a estação chuvosa da região semiárida ocorre entre os meses de fevereiro e maio.
“A circulação dos ventos em médios e altos níveis da atmosfera continua contribuindo para a redução da nebulosidade. A tendência é que, na quinta-feira, o tempo permaneça com nebulosidade variável com possibilidade de ocorrência de chuvas em pontos isolados do Sertão”, acrescentou a meteorologista Marle Bandeira.
Açudes - Dos 124 reservatórios monitorados pelo Governo do Estado, 30 estão com mais de 20% do seu volume total, 36 têm menos 20% e 58 estão em situação crítica (com menos de 5% do volume total).
Comentários