EDUCAÇÃO
Professores dão dicas para os candidatos ao Enem; confira
Jornal da Paraíba ouviu especialistas e alunos que deram respostas que podem ajudá-lo de alguma forma.
Publicado em 16/10/2011 às 11:19
Está chegando a hora. Daqui a exatos 7 dias, 123.820 candidatos deverão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Paraíba. Nessa reta final, como é de costume, sempre surge a dúvida sobre o que fazer. Seria melhor descansar ou intensificar o ritmo de estudos? Para responder essa questão, o JORNAL DA PARAÍBA ouviu especialistas e alunos que deram respostas que podem ajudá-lo de alguma forma.
O professor de Matemática Luiz Augusto Paiva recomenda que o aluno que estudou mantenha o ritmo normal nesta última semana. Todavia, na véspera da prova, deve descansar. O professor destaca que a prova do ano passado foi mal elaborada e diz acreditar que a deste ano será mais abrangente. “O aluno deve ficar atento a isso”, afirma.
Outro ponto importante que não deve ser esquecido é a questão da contextualização. “Muitos alunos acham que a prova será fácil porque tem questões do cotidiano, mas não é bem assim”, comenta. “Desde que ele saiba o conteúdo com segurança, contextualizar será fácil”, acrescenta Paiva, lembrando que o contrário não acontece. Ou seja, para quem não sabe o conteúdo, consequentemente não saberá contextualizar.
Na hora da revisão, segundo Paiva, a dica é ter muita calma e organização. “Não é hora de resolver problemas difíceis. O mais importante é ter ele mesmo como aliado e não como inimigo”, afirma. Para quem não estudou, Paiva comenta que o processo de aprendizado é lento e construído ano a ano. “É uma preparação que deve começar ainda na pré-escola”, declara Paiva.
O coordenador pedagógico, Guilherme Hempel, também defende a intensificação do ritmo de estudos. “O candidato deve responder o máximo de questões e revisar tudo o que for possível”, declara. Outra dica é explorar os temas da atualidade. “Geralmente são abordados fatos que acontecem no Brasil”, explica o coordenador.
A interpretação de texto é fundamental para quem quer obter um resultado positivo no Enem. “Leiam notícias de jornal. Observem os gráficos e as tabelas, interpretem”, recomenda Hempel. O senso crítico na hora de ler as questões pode fazer a diferença no resultado, segundo o coordenador pedagógico. Para ele, o ideal é que o candidato não 'pule' questões, mas procure fazê-las na ordem.
O apoio da família também é importante. Segundo ele, esse é um momento de insegurança e tensão, portanto, a família deve contribuir com um ambiente tranquilo e aumentar a confiança dos candidatos.
Comentários