ECONOMIA
Corte da TJLP pode significar juro zero, diz CNI
Usada como referência para os empréstimos ao setor produtivo, Taxa de Juros de Longo Prazo foi reduzida de 6% para 5,5%.
Publicado em 28/06/2012 às 6:00
A redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 6% para 5,5% pode significar, segundo o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, juro zero para os investimentos no país. Para isso, basta que o governo consiga cumprir a meta de inflação prevista, de 4,5%, com variação de até 2 pontos percentuais (pp).
A TJLP é usada como referência para os empréstimos ao setor produtivo, feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A taxa estava em 6% desde julho de 2009. “Uma taxa de TJLP a 5,5% é juro zero, se considerarmos que a inflação deve estar em torno de 5,5%. De fato, essa redução de 0,5 pp é uma redução importante”, disse, hoje (27), Andrade, após o anúncio das medidas adotadas pela equipe econômica.
Segundo o presidente da CNI, “o Brasil precisa desonerar investimentos porque o que cria e mantém os empregos, para fazer o país crescer, são os investimentos". Ele, no entanto, argumenta haver espaço para outras reduções. "Ainda temos muitos impostos sobre investimentos, apesar de termos avançado [em taxas] bastante na questão de PIS, Cofins e IPI como os de celulose, papel e siderúrgicos ainda são impactados fortemente por impostos.
Comentários