CULTURA
Pastoril Profano estreia nova temporada satirizando Estados Unidos
Companhia Paraibana de Comédia estreia nesta quinta-feira (7), no Teatro Santa Roza, o espetáculo "Pastoril Profano - Um Verão Americanalhado".
Publicado em 07/01/2010 às 8:52
Astier Basílio
Do Jornal da Paraíba
Antes mesmo da divulgação na TV sobre o novo espetáculo do Pastoril Profano, quando o diretor teatral Edilson Alves passa pelas ruas de João Pessoa, é reconhecido e escuta as pessoas perguntando: quando vai ser a estreia do novo espetáculo? Qual será o tema deste ano? Fenômeno de público, a Companhia Paraibana de Comédia tem, sim, um público cativo e fã. “As pessoas já colocaram no calendário da cidade: em janeiro a estreia do Pastoril”.
Satirizando os brasileiros deslumbrados pela cultura norte-americana, a Companhia Paraibana de Comédia estreia nesta quinta-feira (7) Pastoril Profano – Um Verão Americanalhado. A direção é de Edilson Alves, a criação do texto é coletiva.
Acesse mais opções de lazer na Agenda Cultural.
O espetáculo entra em cartaz no Teatro Santa Roza, em João Pessoa. A temporada segue até o dia 6 de fevereiro, sempre de quinta a domingo. A exceção do sábado, quando a apresentação é às 21h, o horário se mantém às 20h.
A ideia de satirizar os brasileiros que se deslumbram com a cultura americana surgiu quando a companhia estava em turnê por Bananeiras. “Por que é que brasileiro tem mania de colocar tudo que é nome em inglês?”, questionou Edilson Alves.
Os atores viram naquela questão um bom mote para desenvolver o tema do próximo espetáculo do grupo. “A partir daí, procuramos encontrar um motivo para cada personagem viajar para os Estados Unidos”, explicou o diretor.
Cada personagem desta estória tem um sonho, por exemplo; Biuzinha quer conhecer um tal de Wel que ela namorou pela internet, a Verinha quer ser a primeira brasileira a acender a tocha da liberdade.
Já Tia Creuza quer ser cobaia de uma experiência científica da Nasa para rejuvenescer, só que até então, essa experiência só foi feita em macacos. A Maria do Bú quer viver outras experiências químicas. A Mudinha quer fazer uma cirurgia com Dr. Hollywood para voltar a falar, a irmã Luzinete vai aproveitar a viagem para receber o título de bispa do reino estremecido e por último Ceicinha vai tentar provar para a justiça americana que é filha bastarda de Michael Jackson, resultado de um relacionamento dele, quando esteve no Brasil, com uma carioca da favela.
Comentários