icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Jovens são foco de ações de combate ao tabagismo

Iniciativa será direcionada aos adolescentes, em escolas de ensino médio, e jovens, nas faculdades.

Publicado em 29/05/2012 às 8:00


Até quinta-feira, várias ações serão realizadas pela Prefeitura de João Pessoa em função do Dia Internacional de Combate ao Tabagismo (31 de maio). A iniciativa será direcionada aos adolescentes, em escolas de ensino médio, e jovens, nas faculdades, com o objetivo de conscientizar esse público sobre os benefícios de deixar de fumar.

De acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para este ano na Paraíba, 240 pessoas deverão ser acometidas de câncer de traqueia, brônquios e pulmão, órgãos diretamente afetados pelo consumo do tabaco.

O Ministério da Saúde, no entanto, revelou com dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), que o número de fumantes permanece em queda no Brasil. Segundo a pesquisa, de 2006 a 2011, o percentual de fumantes passou de 16,2% para 14,8%.

Conforme mostra a Vigitel, a frequência de fumantes é maior em homens (18,1%) do que entre as mulheres (12%). Porém, é a população masculina quem também lidera a redução do hábito de fumar entre os brasileiros: um quarto dos homens declarou ter abandonado o cigarro (25%). Um deles é o ex-fumante Breno Lázaro, que largou o cigarro há mais de três anos depois de fumar por cerca de 30 anos. “Consegui com força de vontade e ajuda daqueles adesivos. Foi um tratamento de cinco a sete semanas e na quarta semana eu já não sentia vontade nenhuma de fumar”, contou.

“Meu cardiologista disse que se eu não tivesse parado de fumar eu já teria morrido”, disse Breno. O pneumologista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) José Jardim informou que existem 53 doenças relacionadas ao ato de fumar.

“Qualquer quantidade de tabaco no organismo é prejudicial à saúde. O cigarro possui 4.720 substâncias conhecidas, deste total, entre 50 e 60 delas são cancerígenas”, informou. Segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), só neste ano, já foram registrados 16 óbitos por câncer de esôfago, laringe e pulmão na Paraíba.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp