icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Estação Cabo Branco expõe arte feita do lixo nesta quarta

Plástico, vidro, papelão, garrafas pet, latinhas de refrigerante e jornal são a matéria-prima para os objetos expostos. Visitantes receberão informações de como aproveitar materiais para confeccionar pe&amp

Publicado em 23/07/2008 às 9:37

Da Redação
Com informações da Secom-JP

A arte feita do lixo pelos artesãos e artistas plásticos da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) será exposta na Estação Cabo Branco a partir desta quarta-feira (23).  Os objetos de decoração e utensílios foram feitos de materiais como plástico, vidro, papelão, garrafas pet, latinhas de refrigerante e jornal.

 Além de conferir a exposição, os visitantes receberão informações de como foram confeccionadas as peças e a importância do reaproveitamento de materiais para a preservação do meio ambiente.

Todas as peças expostas foram confeccionadas pelos integrantes da Oficina de Artes da Emlur. Algumas novidades serão levadas para a mostra, a exemplo de baianas confeccionadas de jornal, que chamam atenção pela riqueza de detalhes e mistura de cores. Outra novidade são flores feitas a partir de garrafas pet na cor alaranjada, que contrastam com folhas verdes. Tudo arrumado dentro de um vaso feito de papelão, que mais parece ter sido confeccionado de barro.

Também poderá ser visto na mostra, um conjunto de poltronas com mesinha de canto feito com resto de isopor e pedaços de papelão. As cadeiras, apesar de aparentarem frágeis pelos materiais usados, suportam até 90 quilos. Para completar a decoração e reproduzir um ambiente de uma sala de estar será utilizada uma estante feita a partir de pedaços de vidro, que tem como base colunas de garrafas de vinho.

A decoração do ambiente ainda contará com quadros feitos a partir de vidro, papel, metal e plástico; talhas de isopor, que mais parecem ser de madeira; cestas e vasos de jornal; flores de metal; luminárias de sucata; garrafas decoradas; bonecos de jornal e papelão; mandalas feitas com materiais diversos, entre outras peças.

Além da exposição, educadores ambientais da Emlur ficarão no estande montado na Estação Cabo Branco explicando como e de que foram feitas as peças e mostrando que com um pouco de criatividade e boa vontade é possível fazer arte com materiais que se costuma jogar no lixo. Eles ainda falarão da importância de se praticar os '3 Rs' (reduzir o consumo, reutilizar materiais e promover a reciclagem) como forma de preservar o meio ambiente.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp