icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

73 urnas são trocadas na PB

Só em João Pessoa, 12 máquinas de votação tiveram de ser trocadas, enquanto em Campina Grande foram oito.

Publicado em 08/10/2012 às 8:00


Setenta e três urnas foram substituídas no Estado por apresentarem defeitos durante a votação de ontem. Só em João Pessoa, 12 máquinas de votação tiveram de ser trocadas, enquanto em Campina Grande foram oito. No município de Aguiar, uma urna pegou fogo e também foi substituída. Ao todo, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) disponibilizou 10.129 urnas eletrônicas no Estado e 259 apresentaram problemas, sendo que 185 não precisaram ser trocadas porque os defeitos, como um relógio interno com erro, falha na impressão e teclado travado, puderam ser consertados.

Em João Pessoa, uma mesma escola apresentou duas urnas com problemas. Na Escola Estadual Padre Roma, 76ª Zona Eleitoral, no bairro do Altiplano, as urnas eletrônicas das seções 57 e 168 quebraram e atrasaram as votações. A primeira foi a da seção 57, por volta das 7h30, que apresentou defeito quando o presidente e mesários foram emitir a Zerésima, documento que comprova a ausência de votos. A falha atrasou o início da votação, mas o equipamento não precisou ser substituído.

O estudante Elton Rodrigues chegou cedo à escola, mas foi surpreendido ao ser comunicado de que sua sala estava fechada devido ao problema. “Quando deu 8h, as pessoas que estavam na fila foram informadas de que a votação iria demorar a começar porque a urna estava quebrada. Eu saí e retornei por volta das 10h e tudo já estava normalizado”, relata.

A técnica do TRE Gabriela dos Santos foi à Escola Padre Roma para averiguar as falhas. “Fizemos o procedimento de ligar e desligar a urna e ela voltou a funcionar. O problema foi sanado sem prejuízos aos votos que já haviam sido depositados e também sem comprometer os próximos”, garante.

SÓ 8 EM CAMPINA
Das 834 urnas utilizadas em Campina Grande, apenas oito apresentaram algum tipo de problema durante a votação, o que corresponde a 0,9% dos equipamentos eletrônicos utilizados no processo eleitoral. Todas foram substituídas.

As oito urnas estavam nas seguintes zonas: duas na 71ª Zona, três na 17ª e três na 72ª. Para o coordenador do Núcleo de Atendimento Técnico às Urnas (NATTU) no município, Ricardo Costa, o resultado demonstra a eficiência e o bom andamento do pleito. “Depois das urnas eletrônicas nós temos vivenciado uma tranquilidade muito confortável nesse aspecto. Todos os equipamentos que apresentaram problemas foram prontamente substituídos sem qualquer tipo de prejuízo para o andamento das eleições”, explicou o coordenador. (Colaborou Luzia Santos)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp