VIDA URBANA
Campanha de vacinação atinge menos de 40% da meta
Campanha, que teve início no último dia 5 de maio, esperava imunizar 61 mil pessoas, mas em sua segunda semana, apenas 20 mil compareceram.
Publicado em 17/05/2012 às 6:30
A campanha de vacinação contra a gripe, promovida pela Secretaria de Saúde de Campina Grande, segue na segunda semana e ainda não imunizou 40% do público aguardado. Cerca de 40 mil pessoas ainda estão sendo esperadas nos postos de saúde do município. A vacinação teve início no dia 5 deste mês, com uma meta de atender 61 mil pessoas. Mas, até agora, só 20 mil compareceram às unidades de saúde.
Quem ainda não tomou a vacina deve ficar atento, porque a campanha seguirá até o dia 25 deste mês e a vacinação está sendo feita em todas as unidades de saúde da cidade, assim como no 'antigo barracão' do Hospital Universitário Alcides Carneiro pela manhã, e no Instituto Elpídio de Almeida (Isea), até as 17h.
De acordo com a coordenadora municipal de imunização, Tânia Gerônimo, não há previsão para uma prorrogação da campanha e os que ainda não se interessaram ou não compareceram devem se dirigir aos postos de saúde portando o cartão de vacina ou outro documento. “Se a campanha atingir 80% da meta, já será um número muito satisfatório, pois se 50 mil pessoas tomarem a vacina, nós já ficaremos satisfeitos”, afirmou.
Prioritariamente, as vacinas são destinadas a grupos como gestantes, idosos, crianças entre seis meses e menos de dois anos de idade, e profissionais da saúde. A maior dificuldade, conforme a Secretaria de Saúde do município, está em convencer as pessoas com mais de 60 anos a tomarem a vacina.
A campanha deste ano tem como lema “Proteger é cuidar”. No caso dos profissionais de saúde, os vacinadores estão indo até os hospitais para que a vacinação seja feita no próprio ambiente de trabalho deles. Os pais também devem estar atentos para a vacinação das crianças porque, como a composição da vacina é a mesma da campanha do ano passado, as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina em 2011 deverão tomar apenas uma dose neste ano.
Comentários