icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Tribunais da PB estão entre os piores no controle interno

 TJPB atingiu apenas 35,29% da Meta 16 do Conselho Nacional de Justiça.

Publicado em 21/06/2013 às 7:06 | Atualizado em 14/04/2023 às 13:48


Os tribunais da Paraíba figuram entre os cinco piores no cumprimento da Meta 16, que prevê o fortalecimento das unidades de controle interno dos tribunais. Um levantamento parcial feito pela Secretaria de Controle Interno e pelo Departamento de Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostrou que há “sérias deficiências de pessoal para realizar as atividades e baixo nível de tecnologia para apoiar os processos de trabalho” e por isso farão auditorias em todos os tribunais do país com foco no controle interno.

De acordo com o relatório parcial do CNJ, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) atingiu apenas 35,29% da meta, ao lado dos Estados da Bahia e do Pará e acima apenas dos tribunais de Alagoas e Rio Grande do Norte, ambos com 29,41%. Já o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cumpriu 58,82%, com desempenho superior aos tribunais de Alagoas, Roraima e Goiás, com 47,5%, e do Mato Grosso, com 41,17%.

O Tribunal Regional do Trabalho na Paraíba (TRT-PB) também apresentou desempenho mediano, atingindo 52,94% do cumprimento da meta. O TRT-PB aparece acima dos tribunais da Bahia e Pernambuco, ambos com 47,05%, além de Porto Alegre (41,17%), Maranhão (29,41%) e Paraná (17,64%). O relatório parcial leva em consideração as informações de janeiro a março deste ano e não apresenta o resultado de todos os tribunais do país.

A reportagem procurou o TRT-PB e TJPB para comentar os desempenhos dos tribunais, mas não obteve resposta em função do horário de expediente reduzido na tarde de ontem. Já o diretor-geral do TRE-PB, Roberto Emílio, informou que o tribunal aprovou no final do ano passado a Resolução 22/2012, com o objetivo de fortalecer a unidade de controle interno do órgão. “Demos um grande passo com esta aprovação e estamos avançando a cada dia com esses índices. Nos primeiros meses do ano, chegamos a 58,82% da meta e o nosso objetivo é avançar cada vez mais”, disse.

Para o diretor do Departamento de Gestão Estratégica (DGE) do CNJ, Ivan Bonifácio, é necessário fortalecer a atividade de controle, já que o Judiciário administra um orçamento anual em torno de R$ 60 bilhões. O controle interno evita desperdício de dinheiro público, além de adotar ações preventivas a eventuais atos de improbidade dentro do Judiciário.

Por isso o CNJ vai concentrar o trabalho de auditoria deste ano na área de controle, segundo informou a secretária substituta de Controle Interno do CNJ, Juliana Milagres de Loyola Fleury. “Nosso plano de auditoria para este ano inclui ação coordenada para a avaliação das estruturas de controle interno do Poder Judiciário”, disse. Segundo ela, a auditoria já está em andamento e deve apresentar melhores resultados do que os do relatório parcial, que coletou dados somente até março. Ivan Bonifácio lembra, no entanto, que, embora a meta de fortalecimento do controle seja para este ano, a Constituição promulgada em 1988 exige o controle interno em todos os órgãos públicos.

De acordo com o levantamento do CNJ, embora a maioria dos tribunais tenha estrutura formal de controle interno, a atividade sofre com diversas deficiências. Dos 27 tribunais estaduais, 19 informaram que suas estruturas de controle não dispõem de pessoal suficiente. Outro problema é que os tribunais nem sempre permitem ao controle interno acesso livre a todas as informações.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp