COTIDIANO
Cochilo ao volante mata 11 nas BRs
Levantamento divulgado pela PRF mostra que, só esse ano, já aconteceram 41 acidentes em decorrência de cochiladas ao volante.
Publicado em 12/05/2012 às 6:30
Um levantamento divulgado ontem pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) revela um aumento no número de acidentes provocados por motoristas que dormiram ao volante, nas rodovias federais da Paraíba. Esse ano já aconteceram 41 acidentes com essa causa, com 11 mortes, contra cinco óbitos registrados em 2011.
Nas ocorrências, 36 pessoas ficaram feridas levemente e 15 pessoas em estado grave. No ano passado, foram 122 acidentes nas BRs que cortam o Estado, com 59 feridos leves e 24 feridos graves. Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) revelam que 42% dos acidentes de trânsito são ocasionados por sono e 18% por cansaço.
A PRF orienta aos motoristas que, ao perceberem sinais de sono e cansaço enquanto dirigem, procurem um local seguro para realizar paradas ou descansar.
De acordo com a assessoria do órgão no Estado, são realizados ‘Comandos de Saúde’ voltados para o atendimento dos motoristas. Eles são convidados a realizar diversos exames, incluindo testes para verificar se o profissional possui algum distúrbio do sono. Caso seja detectado problemas médicos, os motoristas são encaminhados ao hospital ou orientados a buscar ajuda profissional .
Comentários