VIDA URBANA
Prevenção ao câncer de mama começa nos USFs
180 unidades de Saúde da Família (USFs) instaladas em João Pessoa ficarão abertas entre as 8h e as 12h.
Publicado em 05/10/2013 às 6:00
As 180 unidades de Saúde da Família (USFs) instaladas em João Pessoa ficarão abertas entre as 8h e as 12h de hoje. A medida, que faz parte da campanha Outubro Rosa, tem a finalidade de combater o câncer de mama.
Durante as quatro horas, profissionais de saúde vão orientar e incentivar mulheres a se submeterem a exames preventivos da doença. As equipes ainda farão coleta de material para a realização do exame citológico, que detecta o início de tumores no colo de útero.
Segundo o secretário municipal de Saúde em João Pessoa, Adalberto Fugêncio, é meta do governo realizar cerca de cinco de mil mamografias por mês em usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Por ano, são 60 mil procedimentos.
No entanto, ele destaca que o objetivo só será alcançado com o apoio da população.
Ele explica que muitas mulheres não fazem a mamografia por causa do medo e da vergonha. Sem saber, reduzem as chances de cura, caso tenham algum tumor. “O que tem de ser entendido é que, com o diagnóstico precoce, as chances de se curar completamente são muito grandes”, ressaltou o gestor.
A prefeitura pretende abrir as USFs durante todos os sábados de outubro, com exceção do dia 12, que será dedicado à padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida. Por conta desse feriado, as ações voltadas ao combate ao câncer serão oferecidas na sexta-feira, dia 11.
Exame auxilia na prevenção do câncer.
A mamografia é o método que consegue detectar o câncer desde o início. Ela deve ser feita uma vez a cada 12 meses por mulheres que já completaram 40 anos de idade e que não tenham histórico de câncer de mama na família. Já naquelas que são parentes de portadores da doença, o exame deve ser feito aos 35 anos.
Comentários