icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Olimpíada combate a violência no trânsito em Campina Grande

Atividades educativas são realizadas com Trezentos e dez alunos e 93 professores de 31 escolas municipais, segundo a STTP. 

Publicado em 01/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 04/03/2024 às 17:26

A 2ª Olimpíada de Educação de Trânsito de Campina Grande foi aberta ontem pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP). Trezentos e dez alunos e 93 professores de 31 escolas municipais participarão das atividades. A solenidade aconteceu às 10h, no ginásio da Escola Municipal Roberto Simonsen. A ação pedagógica segue até o dia 25 de setembro e pretende combater a violência no trânsito do município, que deixou 70 mortos em 2013.

De acordo com o superintendente da STTP, José Marques, serão realizadas brincadeiras direcionadas às regras de trânsito e algumas atividades acontecerão até a próxima segunda-feira, em uma mini cidade montada na Pirâmide do Parque do Povo. “A 'Cidade Portinho Seguro Auto' é um espaço lúdico e educativo criado para incentivar o bom exemplo no trânsito. Tem estrutura inflável e elementos que imitam ruas e avenidas, com direito a faixa de pedestre e sinalização, onde crianças de 5 a 11 anos exercitam a cidadania no trânsito”, explicou. O espaço também é aberto a crianças de outros colégios, com entrada gratuita, das 9h às 17h.

Para o superintendente, as ações podem contribuir diretamente para a redução da violência no trânsito. “As crianças participaram no primeiro semestre de brincadeiras lúdicas direcionadas ao trânsito e agora elas vão fazer a condução de trânsito através dos jogos. Vão se tornar mini agentes e inclusive receber suas carteirinhas de agentes. Eles se tornarão multiplicadores desse aprendizado e dessa conscientização, podendo contribuir para redução dos acidentes na cidade, que em 2013, mataram 70 pessoas”, reforçou.

Entre as infrações mais cometidas no entorno de escolas na cidade, segundo ele, está o excesso de velocidade. “A questão do silêncio em zona escolar também não está sendo respeitada como devia e a velocidade, quando abusiva, pode ferir e até matar pessoas. Temos punido os infratores, mas a nossa preocupação é muito mais em educar. Temos atenção para causa e para o efeito, por isso a importância de ações como esta”, frisou.

A secretária de Educação do município, Iolanda Barbosa, também destacou a importância da iniciativa. “Esta é uma ação pedagógica sobre as normas que correspondem ao trânsito. Com isso as crianças e adolescentes aprendem, colocam em prática e se tornam multiplicadoras, na sua casa, com seus familiares, na sua comunidade, contribuindo no enfrentamento direto à violência no trânsito”, disse.

Saiba mais

A 2ª Olimpíada de Educação de Trânsito está dividida em dois níveis, fundamental e fundamental II. Os alunos das equipes vencedoras do 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria receberão bicicletas, e os professores das equipes com as melhores colocações receberão uma premiação em dinheiro. O encerramento da 2ª Olimpíada Educação de Trânsito, com a entrega das premiações, acontecerá dia 25 de setembro, data em que ocorre o encerramento da Semana Nacional de Trânsito. Kits educativos serão distribuídos a gestores, professores e alunos ao longo da programação.

Conforme o gerente de Trânsito da STTP, Patrício Barros, o maior número de multas aplicadas na cidade pela STTP foi pelo uso de celular ao volante. Foram 3.652 infrações de janeiro até junho. Em contrapartida, segundo o gerente, estacionar na faixa ou deixar de dar preferência ao pedestre na faixa estão entre as ocorrências menos registradas. Foram 140 com relação ao primeiro caso e 40 referentes ao segundo, entre janeiro e junho.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp