icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Redução do número de cadeiras na AL preocupa deputados

Paraíba poderá perder seis deputados na Assembleia e dois na Câmara Federal.

Publicado em 13/03/2013 às 11:37

Os deputados estaduais da Paraíba demonstraram preocupação nesta quarta-feira (13) com a possibilidade da redução do número de cadeiras na Assembleia Legislativa e na bancada da Câmara Federal. Para os parlamentares, se isso vier a ser confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral será prejudicial para o Estado.

A possível redução do número de parlamentares está sendo analisada no TSE e além da Paraíba pode afetar Alagoas, Paraná, Rio de janeiro, Rio Grande do Sul, Maranhão, Goiás e Piauí. No caso da Assembleia da Paraíba os atuais 36 deputados passariam para 30 e na Câmara a bancada que é formada por 12 parlamentares iria para 10.

Vários deputados estaduais falaram sobre o assunto nesta quarta e todos disseram ser contra a mudança. “Toda a sinalização para reduzir a representação não é boa para estado. Nesse caso não estamos falando em repercussão financeira, mas em repercussão representativa”, afirmou o deputado Raniery Paulino (PMDB).

Para Vituriano de Abreu (PSC) essa possível diminuição na quantidade de parlamentares de vários estados não é necessária. “Se vai reduzir para economizar, que reduza o repasse feito ao Legislativo, mas isso não acontece”, declarou o deputado. Já José Aldemir (PEN) acha que a redução faz parte de uma disputa entre regiões."Isso é parte da guerra Sudeste e Sul contra Nordeste e Norte. Nós não podemos perder representatividade", destacou.

De acordo com Anísio Maia (PT) , é fundamental que a bancada federal entre no debate para evitar que haja a redução, pois a queda de parlamentares no Congresso seria mais prejudicial . “Isso é muito ruim, vamos ver como teremos que enfrentar. Fico com medo que a bancada se anule e não entre nessa discussão”, pontuou.

Na terça-feira (12) deputados estaduais e federais dos estados que poderão perder parlamentares se reuniram com a ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Nancy Andrighi, para discutir a questão. O presidente da Assembleia da Paraíba, Ricardo Marcelo (PEN), participou do encontro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp