VAMOS TRABALHAR
Recrutadores confiam na rapidez da internet para oferecer empregos
Internautas saem em vantagem ao se candidatar à vaga.
Publicado em 12/12/2010 às 8:00
Jacqueline Santos
Do Jornal da Paraíba
A rapidez no acesso às informações pode ser o fator chave para que um número cada vez maior de recrutadores lancem mão do Twitter para correr atrás de bons profissionais. “A ferramenta é eficiente, pois sempre que recebemos uma oportunidade, postamos no Twitter e também nos sites e no Orkut. Quem estiver conectado na rede estará entre os primeiros a visualizar e consequentemente entre os primeiros a se candidatar”, complementa Maria Helena Morais, que trabalha com RH na empresa MRH Gestão de Pessoas e Serviços, em João Pessoa.
Outra oportunidade de emprego pode ser conseguida pelo Twitter e está diretamente relacionada à ferramenta do mundo virtual. Grandes empresas do mercado estão contratando jovens profissionais, que passam o dia inteiro na internet, para alavancar as vendas e fortalecer suas marcas na rede. É uma forma de fazer propaganda utilizando os próprios usuários: um excelente negócio para quem se diverte no microblog e também para os empresários que reduzem gastos com publicidade.
Várias corporações já utilizam o Twitter para divulgação de suas campanhas, com o objetivo de aumentar o número de seguidores de suas contas no site. O microblog se tornou um local onde todos podem expressar suas opiniões. O diferencial aos blogs convencionais, é que os textos são curtos, geralmente com no máximo duas frases.
Em relação à Paraíba, a utilização da ferramenta pelas empresas ainda é considerada incipiente. “De fato, as empresas já utilizam o serviço para se comunicar com potenciais consumidores, ampliar a rede de clientes e divulgar promoções. “O nosso Estado ainda está um pouco atrasado com relação a isto. A maioria das organizações considera grande bobagem. Hoje quem não tem (acesso ao Twitter) está por fora”, declarou a consultora.
O Twitter também facilita a identificação, pelas organizações, dos possíveis candidatos a vaga de emprego. Isso porque no microblog é possível perceber as características dos usuários, que sempre deixam pistas de como são e o que fazem. “Através das pessoas que eles seguem, dá para ver por quais assuntos eles se interessam, o tipo de leitura, refletindo no estilo do candidato”, exemplifica.
Alguns cuidados, entretanto, devem ser tomados pelos pretensos candidatos a vagas de emprego via Twitter. Informações pessoais, como número de documentos, endereços residenciais e telefones jamais devem ser expostos na rede social. O mais indicado é que as pessoas coloquem apenas e-mail para comunicação.
Comentários