icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Sedurb afasta agentes e diz que ambulantes têm motivações políticas

Quatro agentes foram afastados de suas funções depois do confronto da tarde da última terça-feira, contra ambulantes, no Centro da Capital. Segundo a Sedurb, eles foram agredidos.

Publicado em 17/08/2011 às 13:51

Da Redação

Quatro agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que na última terça-feira (16) se envolveram em confusão com ambulantes no Centro da Capital, foram afastados de suas funções. Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa, os agentes foram afastados porque teriam sido agredidos no tumulto e, como teriam ficado machucados, ficaram sem condições de trabalhar.

O secretário Lucius Fabiani disse acreditar que o confronto tem motivações políticas. Segundo ele, os 'verdadeiros comerciantes ambulantes' que atuavam nas ruas da Capital estão hoje instalados em algum dos cinco shoppings populares mantidos pela administração municipal. "A intenção é tentar desestabilizar a gestão do prefeito Luciano Agra”, declarou.

O deputado Anísio Maia (PT), que teve o nome envolvido nas discussões, enviou uma nota à imprensa nesta quarta-feira (17) acusando a Sedurb de desrespeitar o código de postura do município de João Pessoa. Ele ressaltou que praticar violência no exercício da função acarreta pena de detenção de seis meses a três anos.

Leia artigo relacionado: Sem punição e sem remorso

“Segundo o Código de Postura de João Pessoa, os agentes de fiscalização têm apenas a função de fiscalizar, em caso de resistência ou desacato, eles deverão requisitar apoio policial. Acredito que o responsável pela Sedurb, Lucius Fabiani, esqueceu de ler seu próprio código. Arrancar a orelha de um rapaz que estava tentando ganhar seu sustento com um tabuleiro de óculos foi quase um atentado”, afirmou.

Veja imagens do confronto entre agentes da Sedurb e ambulantes no último dia 11

Entenda o caso

Ambulantes e agentes da Sedurb entraram em confronto duas vezes em menos de uma semana. No último dia 11, cerca de 40 pessoas foram detidas na 2ª Delegacia Distrital, no Centro, para prestar depoimentos sobre a confusão que aconteceu na rua Elizeu César, em frente às Lojas Maia, próximo à Lagoa.

Já na tarde desta terça-feira (16), outra confusão entre as duas partes aconteceu, depois que agentes da Sedurb tentaram retirar ambulantes da faixa de pedestres. Segundo os agentes, os ambulantes resistiram à ação deles e reagiram com violência. Já os ambulantes afirmam que os “bombados”, como eles chamam os agentes, já chegaram agredindo.

Nas duas ocasiões, foi necessária a intervenção da Polícia Militar para conter o tumulto. A Procuradoria Geral do Município está acompanhando os fatos que geraram o confronto da terça. "Os agentes da Sedurb agiram em legítima defesa e apanharam bastante. Na verdade eles só não foram mortos porque a Polícia Militar e a Guarda Municipal chegaram a tempo”, afirmou o secretário Lucius Fabianni.

Nota da Redação

A notícia foi atualizada para deixar ainda mais claro que os agentes envolvidos nas cenas de violência que deixou ambulantes feridos e um com parte da orelha arrancada na tarde de ontem, foram afastados não por punição, mas sim por suposta falta de condições de saúde para continuarem trabalhando.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano "ninguém jamais considerou a possibilidade de punir qualquer agente da Secretaria", os agentes foram afastados por questão de saúde. A assessoria ainda garantiu que todos prestaram queixa e fizeram exames de corpo de delito.

Atualizada às 16h17

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp