icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Refis de Cabedelo termina em julho

Prazo para aderir ao Programa de Recuperação Fiscal de Cabedelo está no fim; secretaria quer atingir meta de 2,8 mil cadastrados.

Publicado em 27/06/2012 às 6:00


Após quase sete meses, o prazo para aderir ao Programa de Recuperação Fiscal de Cabedelo (Reficab) já está chegando ao fim. O programa, lançado pela Secretaria de Finanças da cidade em dezembro do ano passado, foi prorrogado até o dia 5 de julho, data final para o cadastro de contribuintes de Cabedelo, que podem efetuar o pagamento de impostos como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e ISS (Imposto Sobre Serviços) sob condições especiais.

“Nosso objetivo é incentivar quem estiver inadimplente a pagar.

Para isso, a lei garante descontos especiais em multas e juros, variando de acordo com a forma de pagamento e o imposto”, explicou o assessor técnico da Secretaria de Finanças de Cabedelo, Inaldo Figueiredo.

No caso de quitar o IPTU e o ISS, as condições são as mesmas. Se o contribuinte optar por pagar a dívida em cota única, ele fica completamente isento de taxas de multa e de juros. “O desconto é de 100% para quem for pagar à vista. Se preferir, porém, o cidadão pode dividir o pagamento em até 36 vezes”, disse o assessor.

A alíquota de desconto também varia segundo o número de parcelas escolhidas pelo contribuinte. Se o pagamento for feito em até 12 vezes, a redução é de 50%; se forem 24 parcelas, a taxa de desconto cai para 25% e a opção por 36 parcelas de pagamento implica um desconto de 25%. Essas facilidades, contudo, exigem um valor mínimo para cada parcela.

Para pessoa física, o valor mínimo é de R$ 50,00. Para pessoa jurídica, ele sobe para R$ 100,00.

Já o pagamento do ITBI, efetuado no ato da compra de um imóvel, só pode ser feito em cota única, sem possibilidade de parcelamento. No caso, o contribuinte tem direito a um desconto de 25% do valor lançado a partir da avaliação do local.

Durante os próximos dias, a secretaria pretende atingir a meta dos 2,8 mil de contribuintes cadastrados, ou seja, 60% dos inadimplentes de Cabedelo. “Por enquanto, já alcançamos 40% de nossa estimativa, mas ainda há um longo caminho a percorrer. A procura aumentará nesses últimos dias", disse Inaldo

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp