VIDA URBANA
Campanha contra gripe termina nesta sexta e PB deve atingir meta
Meta é vacinar 620 mil paraibanos, mas Secretaria de Saúde acredita que 80% do público-alvo será vacinado. Para atingir os 496 mil até sexta (27), 803 precisam ser vacinados.
Publicado em 26/05/2011 às 17:00
Inaê Teles
Até às 15h desta quinta-feira (26), penúltimo dia de vacinação contra gripe sazonal, a Secretaria Estadual da Saúde registrou 485.197 pessoas vacinadas. A meta da campanha na Paraíba é imunizar 620 mil. Mas segundo a SES, se 80%, ou seja 496 mil, se vacinarem a meta será considerada atingida.
O foco da campanha é vacinar o grupo considerado de risco, que corresponde aos idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças com idade entre seis meses e dois anos, comunidades indígenas e trabalhadores da Saúde.
De acordo com Missânia Moreira, coordenadora do núcleo de imunização da SES, é até possível que o estado já tenha alcançado a vacinação de 496 mil paraibanos o problema é que alguns municípios ainda não repassaram os dados atualizados, das pessoas vacinadas, para o site do Ministério da Saúde. “Espero que os locais que ainda não conseguiram repassar os dados consigam o mais rápido possível”, disse Missânia.
Em municípios como Cajazeirinhas e Santa Cruz, no Sertão Paraibano, a última atualização aconteceu nos dias 10 e 11 de maio, respectivamente.
Mesmo a campanha chegando ao fim na sexta-feira (27), a coordenadora informou que as pessoas poderão ser vacinadas até 10 de junho. “Como os postos ainda têm as vacinas nos estoques, a imunização prossegue até o próximo dia 10”, explicou.
Meta nacional
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo (idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças com idade entre seis meses e dois anos, comunidades indígenas e trabalhadores da Saúde). Até a manhã da quinta-feira 22.998.573 haviam sido vacinadas.
Para alcançar o número, em alguns estados a campanha que deveria terminar no dia 13 de maio foi prorrogada. Alagoas, Piauí, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Goiás atingiram a meta de vacinação. Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Tocantins, Rondônia, Bahia, Pará e Amapá ultrapassaram 70% de vacinados.
Comentários