VIDA URBANA
UFCG: mais de 3,4 mil tiraram zero na redação
Falta de leitura é uma das principais causas da eliminação de candidatos que obtiveram nota zero na redação do vestibular 2012.
Publicado em 17/01/2012 às 6:30
O número de candidatos que foram eliminados por obterem nota zero na redação do Vestibular 2012 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi 87% maior do que o registrado no processo seletivo de 2011 – quando 1.837 zeraram a produção textual – chegando a um total de 3.439.
O salto negativo em relação ao desempenho dos estudantes que disputaram uma das 4.765 vagas oferecidas pela instituição preocupa os profissionais da área. Para a professora de português, Patrícia Brasil, o primeiro fator que tem contribuído para esse quadro é a falta de leitura da maioria dos estudantes, que acabam perdendo de absorver uma gama de informações.
“A família precisa estimular o aluno desde a infância a ter o hábito de ler, é indispensável existir uma parceria entre escola e pais para estimular o prazer pelos livros. Com a internet, cada vez mais os jovens têm preferido trocar informações e estabelecer interações nas redes sociais, nas salas de bate papo, o que têm contribuído para esta deficiência na escrita, já que os livros e periódicos estão sendo deixados de lado, os prejuízos desse processo estamos acompanhando na prática”, explicou.
Segundo Patrícia Brasil, outra prática que tem levado a esse resultado insatisfatório é a metodologia adotada pelos alunos, que não estabelecem a reescritura da redação como um ponto fundamental. “É justamente ao reescrever o texto, que se eliminam as dificuldades na produção e são desenvolvidas as habilidades para chegar ao texto ideal, como segurança e certeza”, destacou.
Comentários