POLÍTICA
Assembleia lança campanha 'SOS Seca Paraíba'
Ato de lançamento ocorre nesta terça-feira (15) no Hotel Tambaú, em João Pessoa.
Publicado em 14/01/2013 às 11:21
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promove o lançamento, nesta terça-feira (15), da Campanha ‘SOS Seca Paraíba’, um movimento suprapartidário e regional para chamar a atenção do Governo Federal para ações emergenciais e duradoras sobre a convivência com a seca. O que se espera do Poder Executivo é a composição de um plano que fortaleça a agricultura, proteja os habitantes e garanta a segurança hídrica da região. O ato de lançamento, ocorre no Salão Parahyba, do Hotel Tambaú, em João Pessoa (PB), a partir das 9h.
Vários senadores da República, a exemplo dos paraibanos Cássio Cunha Lima (PSDB) e Vital do Rêgo (PMDB), 10 deputados da bancada federal paraibana e deputados federais de outros estados, prefeitos e vereadores já confirmaram presença no evento. Além disso, também participarão do evento os presidentes de Assembleias Legislativas e comitivas de parlamentares estaduais de Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco; segmentos religiosos; Associação Paraibana de Imprensa (API); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Embrapa; Insa (Instituto Nacional do Semiárido); e outras instituições. O senador Cícero Lucena (PSDB) lamentou não poder estar presente devido a um compromisso oficial mas se prontificou a se engajar na ação.
A campanha é fruto da “Caravana da Seca”, realizada pelos deputados estaduais no mês de dezembro de 2012 e que teve como objetivo verificar in-loco a situação de calamidade enfrentada pela população em diversas regiões da Paraíba em decorrência da seca, e cobrar soluções urgentes das autoridades para o problema.
O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), destaca o caráter regional que o SOS Seca PB assume com o intuito de contribuir para chamar a atenção dos governos Federal e Estadual para a efetivação de ações duradoras e permanentes, capazes de promover a convivência dos agricultores, agropecuaristas e produtores rurais com a seca no Semiárido. “A ideia é unir todas as autoridades, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, entidades de classe, órgãos de pesquisa e segmentos religiosos dos nove estados que compõem a região Nordeste em torno desta discussão e apresentar mecanismos capazes de manter o homem no campo, com atividades produtivas, evitando assim a desertificação do Semiárido”, afirmou.
Comentários