VIDA URBANA
Campina Grande tem 54 mil fumantes
Em Campina Grande foram registradas, só em 2011, cerca de 288 mortes provocadas por doenças relacionadas ao tabagismo.
Publicado em 28/08/2012 às 6:00
O município de Campina Grande tem uma população de quase 400 mil habitantes e dados da Secretaria Municipal de Saúde coletados no ano passado mostram que 54 mil pessoas são fumantes, o que corresponde a 13,5% da população. Somente em 2011, o Sistema de Informação da Mortalidade da Secretaria de Saúde registrou 288 mortes com causas relacionadas a doenças provocadas pelo tabagismo.
Um projeto do Programa de Controle ao Tabagismo do município está ajudando a muitas pessoas a libertar-se do cigarro. Uma equipe multiprofissional atua na prevenção ao tabagismo e oferece tratamento através da formação de cinco grupos de apoio, que atualmente contam com 75 pessoas. Os grupos funcionam no posto de saúde Francisco Pinto, no Centro, no posto do PSF da Ramadinha II e nos Centros de Saúde dos bairros da Palmeira e do Catolé.
Conforme a coordenadora do programa, Maria Gentil Montenegro, qualquer pessoa que deseje ingressar nos grupos de apoio pode procurar um dos pontos de atendimento. O tratamento dura de oito meses a um ano com oferta de terapias alternativas e distribuição de medicamentos. “O tratamento dura de oito meses a um ano e após o fim as pessoas que conseguem se livrar do cigarro ajudam outras que estão iniciando”, disse Maria.
O programa oferece ações de prevenção voltadas principalmente para o público adolescente, mais vulnerável ao tabagismo.
Também são realizadas ações de promoção para incentivar os ambientes livres do cigarro e de tratamento, através de terapia cognitiva comportamental.
Comentários