VIDA URBANA
Seca verde preocupa agricultores paraibanos
Chuvas irregulares preocupa agricultores do Sertão. Produção de grãos está sendo analisada pela Emater e IBGE.
Publicado em 23/03/2012 às 6:30
A instabilidade das chuvas no Sertão da Paraíba está preocupando os agricultores da região, que podem perder suas lavouras. O cenário é de 'seca verde' para todo lado, mas as expectativas em relação à colheita são cada vez piores, sobretudo devido às escassas chuvas deste mês de março.
O coordenador da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), na regional de Sousa, Francisco de Assis Bernardino, disse que na região a situação é preocupante. “As chuvas que caíram até agora foram muito irregulares e isoladas.
Muitos agricultores do Sertão que plantaram perderam tudo”, afirmou.
Ele disse que as estimativas sobre a produção de grãos no Alto Sertão paraibano ainda estão sendo avaliadas, através de um trabalho desenvolvido pela Emater e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Não temos ainda como precisar o prejuízo que os agricultores terão neste ano, em função da irregularidade das chuvas.
No Agreste, a situação também não é diferente. No sítio Lucas, em Campina Grande, os agricultores plantaram suas lavouras confiantes na regularidade das chuvas, o que não se confirmou.
Os pés de feijão e de milho plantados ainda não passaram dos 5 centímetros e estão amarelando. “Se não chover nesta semana, a perda é certa. Tudo terá que ser replantado. Isso se os agricultores tiverem dispostos, pois quando a gente perde a primeira planta, fica desmotivado”, disse o agricultor Gerson Rodrigues.
Comentários