icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Segurança aponta redução de criminalidade este ano na PB

Dados da Seds apontam redução de 10,2% no número de assassinatos ocorridos na PB durante os cinco primeiros meses de 2014.

Publicado em 06/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 17:34

Ações de prevenção, ostensivas e de repressão qualificada realizadas pelos órgãos operativos da Segurança Pública no Estado mantiveram uma redução de 10,2% no número de assassinatos ocorridos na Paraíba durante os cinco primeiros meses de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado.

De janeiro a maio foram registrados 596 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte – enquanto que nos mesmos meses de 2013 aconteceram 664 crimes do mesmo tipo, o que representa uma queda de 10,2% no registro de assassinatos no Estado. Os dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) foram apresentados ontem, durante reunião de monitoramento com gestores, presidida pelo governador Ricardo Coutinho.

Acompanhando a queda nos registros de assassinatos na Paraíba em âmbito geral, menos mulheres foram vítimas de crimes contra a vida no Estado. De janeiro a maio foram 44 CVLI e no mesmo período de 2013 foram 64 casos de mulheres assassinadas, o que significa uma redução de 31%.

Os dados da Seds ainda apontam que, entre os 17 estados que divulgam seus dados referentes ao registro de assassinatos, a Paraíba é um dos que mais reduziram esse tipo de ocorrência em seu território este ano. Mato Grosso do Sul, por exemplo, registrou nos cinco primeiros meses de 2014 um aumento de 17,2% no número de CVLI. Já no Nordeste, Pernambuco apresentou em quatro meses um crescimento de 3,4% em quantidade de CVLI, e nos cinco meses os registros no Maranhão subiram 25,1%, por exemplo. No Ceará, o aumento é de 15,4%.

CG VAI GANHAR UPS NA MANOEL TAVARES

O governador Ricardo Coutinho, que acompanhou a reunião de monitoramento realizada no Segundo Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Campina Grande, destacou o trabalho realizado nas Áreas Integradas de Segurança Pública.

“A cidade que mais reduziu o número de homicídios foi Campina Grande, que registrou uma queda de mais de 40% em relação ao mês de maio, o que representa que estamos no caminho correto, mas mostra que muito ainda precisa ser feito”, destacou.

Ainda durante a reunião, o governador Ricardo Coutinho anunciou a inauguração da Unidade de Polícia Solidária na Avenida Manoel Tavares, em Campina Grande. “Vamos inaugurar a UPS da Manoel Tavares nos próximos dias. É a 16ª unidade a ser instalada na Paraíba e que vai dar um reforço a mais na segurança da população”, afirmou o governador.
A reunião contou ainda com a presença do promotor de Justiça Oswaldo Lopes Barbosa, que ressaltou o trabalho dos órgãos de segurança.

APREENSÃO DE ARMAS

Segundo o governo, nos cinco primeiros meses de 2014, as polícias Civil e Militar apreenderam 1.288 armas de fogo em todo o Estado. No mesmo período do ano passado foram retiradas de circulação 1.147. Em três anos de governo, as polícias apreenderam 8.977 tipos de armamento, o que resulta em uma média de 7,2 armas recolhidas por dia.

Quanto aos entorpecentes, foram recolhidos em três anos cinco toneladas, entre maconha, cocaína e crack, o que resulta em 400 quilos de entorpecentes recolhidos por dia.

Já nos cinco meses de 2014, foram apreendidos 491 quilos de maconha, cocaína e crack. No mesmo período de 2013, foram recolhidos 203 quilos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp